domingo ,29 novembro 2020
Página Inicial / Educação / Projeto de extensão do IFBA Câmpus Seabra lança guia educativo de combate às Fake News

Projeto de extensão do IFBA Câmpus Seabra lança guia educativo de combate às Fake News

A pandemia do novo coronavírus trouxe à sociedade desafios maiores do que os imaginados. São mais de 120 mil mortes no Brasil e ainda não há uma vacina. Em meio a um quadro temeroso, na contramão de combate a Covid-19, outros problemas surgiram. É preciso enfrentar a disseminação de Fake News (Notícias Falsas) que tem se alastrado na internet.

Para auxiliar nesse processo, a equipe do projeto de extensão ‘Checker News: combatendo a perpetuação das notícias falsas na internet sobre a Covid-19’ lançou um guia educativo de combate às Fake News. A publicação está disponível para acesso na página de Divulgação Científica do Instagram @fisica_contextualizada e deve ser amplamente disseminada junto à comunidade interna e externa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia campus Seabra com intenção de auxiliá-la a enfrentar os novos desafios no cenário adverso da pandemia.

O guia tem por objetivo principal informar as medidas de combate às Fake News que deverão ser adotadas para identificar a veracidade de uma notícia. Em meio a pandemia do novo coronavírus (COVID-19), as fake news só têm aumentado e existem muitas informações incorretas. A desinformação torna as pessoas mais vulneráveis à doença e espalha o medo e a estigmatização, além de promover caos e histeria. Portanto, é importante estar apto a realizar análise crítica das matérias disponíveis na rede.

Conforme seu texto de apresentação, a utilização do documento “visa contribuir de forma a oferecer à comunidade de instruções sobre o que é Fake News e como identificá-las”.

Convida-se a sociedade a, de maneira solidária, assumir mais um grande desafio: agir de forma responsável e consciente priorizando o conhecimento científico. Que esse cenário pandêmico seja enfrentado com responsabilidade, avaliando criticamente o que é verdadeiro e o que é falso tendo como crivo a ciência, para o nosso bem e o bem da coletividade.

Compartilhe esse guia com seus amigos e familiares. Vamos juntos combater às Fake News!

Acesse o documento em formato eletrônico (e-book) e fique atento às orientações de segurança no ambiente de trabalho. Visite a página de Divulgação Científica @fisica_contextualizada e acompanhe as novidades.

Equipe: Rafaelle Souza (coordenadora do projeto), Laura Rodrigues, Raiane Brandão e Styves Miranda (extensionistas). Com informações da Assessoria.

 

Sobre Redação

Você pode Gostar de:

Seabra-BA: Em menos de 24h, segunda mulher é presa pela PRF na Bahia por tráfico de drogas

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu na última quinta-feira (26), uma mulher de 22 anos …