sexta-feira ,29 setembro 2023
Página Inicial / Entretenimento / RIO DE CONTAS: Atletas do país participará neste sábado, 17 para competição nacional de cross triathlon

RIO DE CONTAS: Atletas do país participará neste sábado, 17 para competição nacional de cross triathlon

Foto: Divulgação/FEBATRI

A etapa única do Circuito Brasileiro Multisport de Cross Triathlon, válida pela Confederação Brasileira de Triathlon (CBTri), acontece neste sábado, 17, na cidade de Rio de Contas, no interior da Bahia. O evento nacional é organizado pela Federação Baiana de Triathlon (Febatri) e conta com o apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

Com a largada às 15h, no Lago da Barragem de Rio de Contas, na direção do Granville Eco Resort, a prova define os campeões brasileiros da variação da modalidade e os dez classificados de cada categoria para o mundial de 2024, que será disputado em Townsville, na Austrália.

Ao todo, 50 atletas, de oito estados do país, vão disputar as categorias masculina e feminina, divididas por idade de cinco em cinco anos, tendo competidores de 16 a 65 anos. O percurso contempla mil metros de nado, 20km de ciclismo, em trilhas, estradas e pelos pontos turísticos dentro da primeira cidade planejada do país, e 6km de corrida trail, que mistura estrada e terrenos acidentados com barro e pedra.

O presidente da Febatri, Cléber Castro, comemora a realização da segunda edição em Rio de Contas, após a primeira em caráter de teste pelo campeonato baiano da modalidade no mesmo período do ano passado. “Após alguns estudos, queremos transformar Rio de Contas em um grande local de provas de triathlon. Neste ano, vão ter os melhores triatletas do Brasil, como os dois que subiram no pódio nos mundiais de Ibiza, em 2023, e de Pontevedra, em 2022, ambos na Espanha” aponta.

Segundo o presidente, tiveram êxito em trazer a prova para a Bahia, vencendo a disputa com outros estados, por causa da capacidade de interiorizar o esporte e integrar os eventos com a cultura local. Como exemplo, a competição acontece uma semana depois da tradicional Noite das Lanternas, celebrada no feriado de Corpus Christi. O diretor-geral da Sudesb, Vicente Neto, explica que é uma pauta buscada pela autarquia.

“Realizar um evento nacional como este no interior da Bahia é muito importante para fomentar tanto a modalidade em si quanto os atletas daqui. Além disso, o turismo esportivo, principalmente de natureza, auxilia no desenvolvimento econômico das diversas regiões da Bahia, um estado repleto de belezas naturais e culturais, além de respirar o esporte com atletas vencedores, como no triathlon”, afirma Vicente.

A Sudesb também tem apoiado a interiorizar o esporte pelo estado. “Está sendo essencial para chegar aos interiores porque as principais provas são nas capitais por causa da facilidade no deslocamento dos atletas. A modalidade de cross triathlon já tem menos competidores. Mas, conseguimos vencer essa barreira com o apoio da Sudesb para, de fato, oportunizar o esporte para cada vez mais cidades do interior, mais atletas e mais novos praticantes”, aponta Cléber.

 

Projeto Social
O projeto Escolinha de Triathlon Formando Campeões, da Febatri, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, do Ministério do Esporte, já começou a funcionar na cidade de Ilhéus, no litoral sul baiano. Com o objetivo de formar futuros triatletas, crianças e adolescentes entre 08 e 16 anos realizam os treinamentos técnicos e de iniciação esportiva na pista de atletismo e da piscina do Centro Estadual de Educação Profissional do Chocolate Nelson Schaun, recém-reformado pelo Governo do Estado, com a disponibilização de monitores, equipamentos, acessórios e lanches.

As estruturas do local onde o projeto está sendo executado são elogiadas para o desenvolvimento do projeto. “É um modelo que queremos levar para as outras cidades do interior, aproveitando as excelentes estruturas das novas escolas estaduais. Estamos seguindo o pensamento do Governo do Estado em utilizá-las também para fomentar outras áreas de atuação, como o esporte, na comunidade local”, finaliza o presidente. (Ascon/Sudesp)

Sobre Redação

Você pode Gostar de:

Chapada: PRF intensifica fiscalização de peso e dimensão na BR 242 em Seabra

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) encaminhou para a delegacia um motorista que apresentou Autorização Especial …