segunda-feira ,6 fevereiro 2023
Página Inicial / Meio Ambiente / RIO DE CONTAS: Sucesso do Primeiro Encontro de Observadores de Aves reforça sua permanência no calendário dos próximos anos

RIO DE CONTAS: Sucesso do Primeiro Encontro de Observadores de Aves reforça sua permanência no calendário dos próximos anos

Udson Novaes, Coordenador de Turismo entusiama com o encontro | FOTO: Montagem CN

O Primeiro Encontro de Observadores de Aves em Rio de Contas, na Chapada Diamantina, aconteceu entre os dias 2 a 4 de dezembro e, devido ao grande sucesso, o evento será introduzido definitivamente no calendário oficial de eventos da prefeitura, conforme declarou o Coordenador de Turismo do Município, Udson Novaes, em entrevista ao Jornal do Meio-Dia, da Radio Nova Web Seabra, nesta segunda-feira (5).

O evento teve como objetivo estimular a prática do Ecoturismo de observação de Aves, assim como a visitação pública consciente dos pontos turísticos da cidade e foi realizado pela prefeitura de Rio de Contas em conjunto com as secretarias de Agricultura, Turismo, Meio Ambiente e Administração.

Segundo Udson, o convite para esse evento surgiu de Arnon Goes, Observador de Aves, que tem uma cunhada no município e trouxe a proposta, acolhida prontamente pela prefeitura.

“O convite veio casar com a nossa ideia de ecoturismo, de turismo ecológico. Caiu como um presente em nosso colo. Demos o nosso melhor para sua realização e tivemos um resultado de grande sucesso. Agora queremos estimular a observação de aves no município. Mas é necessário alinhar novas datas, pois esse período, na Chapada, é muito chuvoso e traz contratempos. Com certeza, o potencial do município nos deixou muito entusiasmado em manter esse evento nos próximos anos em nosso calendário”, declara Udson Novaes.

A programação do evento foi dividida entre trilhas de observação pela manhã e palestras à tarde onde os participantes se aprofundaram mais sobre as práticas da observação, catalogaram novas espécies que são encontradas na Chapada Diamantina em especial as espécies encontradas em Rio de Contas.

Udson Novaes ainda destacou que foi encontrada espécie ainda não catalogada em Rio de Contas, que só foi possível registrar em fotos a partir desse encontro. Cita que os participantes saíram maravilhados e que a prefeitura ainda disponibilizou um link online para quem não pode vir, muitos devido ao mal tempo que deixou algumas vias do estado interditadas, para que acompanhasse o evento, porém, a melhor parte é ir mesmo a campo.

A prefeitura agradeceu aos participantes e aos colaboradores do evento em suas redes sociais. O Coordenador de Turismo Udson Novaes, ainda reforçou que 2023 o município de Rio de Contas completará 300 anos, e a cidade terá um vasto calendário comemorativo, aberto a todos que queiram apreciar. Veja vídeo com a entrevista na íntegra abaixo.

Chapada News

Sobre Redação

Você pode Gostar de:

CHAPADA: Tremor de magnitude 2.7 é registrado em Jacobina; ‘pensei que a casa ia cair’

Um tremor de terra de magnitude 2.7 foi registrado pelo Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio …