sábado ,23 outubro 2021
Página Inicial / Saúde / Rui defende vacinação por idade: ‘Quando se elege categorias a polêmica é grande’

Rui defende vacinação por idade: ‘Quando se elege categorias a polêmica é grande’

O governador Rui Costa (PT) defendeu que a vacinação contra a Covid-19 na Bahia prossiga considerando o critério de idade, sem que novos grupos prioritários, sobretudo categorias profissionais, sejam incluídos no programa de vacinação. Durante o programa online Papo Correria, nesta terça-feira (25), o governador respondeu ao questionamento de espectador sobre uma possível antecipação da vacinação dos trabalhadores de supermercados.

“A definição sobre prioridade acontece em dois planos”, explicou Rui antes de descrever as competências do Ministério da Saúde, que coordena o Plano Nacional de Imunização (PNI) e a Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que atua na esfera estadual.

“Tem dois critérios que são universais. Um é a idade. Vacinar os idosos e ir descendo as idades. O segundo é quem tem determinadas comorbidades, como cardiácos, pessoas com diabetes, asma. Fora esses dois critérios, quando se elege categorias a polêmica é grande e pode ocorrer injustiças também. Eu sou adepto de que se vacine pela idade e vai descendo. Se expandir para quais [categorias] estão mais expostas ou são mais vulneráveis, esse debate não acaba nunca e vai retardando o critério de idade. O que não é bom”, enfatizou.

Sobre Redação

Você pode Gostar de:

Chapada: Com risco de contaminação por diesel, rio São João enfrenta também estiagem em Palmeiras

Após um caminhão, que transportava óleo diesel, tombar no Morro do Pai Inácio, na Chapada …