CN

Pesquisar

Rui e ACM Neto começam 2018 com discurso cansativo e concordam: Há muito a fazer

Foto: Montagem/ Bahia Notícias

A última semana foi marcada pela reabertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa da Bahia e da Câmara de Vereadores de Salvador. Apesar de um evento dos legislativos, os protagonistas foram o governador Rui Costa e o prefeito ACM Neto, que apresentaram as conquistas dos últimos anos e as expectativas para o futuro. Porém os discursos de ambos não foram empolgantes – para não dizer que foram, de algum forma, entediantes. Ainda assim, registremos que o tom das falas reflete exatamente o comportamento dos gestores. Enquanto Rui foi protocolar, ACM Neto conseguiu, ao menos, alfinetar politicamente os adversários. Em “defesa” do governador, ao fim de três anos, as conquistas são muitas e elencá-las sem tornar o discurso chato seria uma tarefa difícil.

Entretanto nada impede que houvesse ao menos um pouco mais de pimenta, principalmente contra o grupo político que apeou a presidente Dilma Rousseff do Palácio do Planalto, afinal Rui parte do pressuposto de que a aliada foi vítima de um “golpe”. As reclamações contra um suposto “boicote” do governo federal ficaram tímidas e, diante de uma plateia de políticos, acabou frustrando quem gosta de assistir ao tensionamento entre situação e oposição – cuja bancada, inclusive, fez o único movimento evidentemente político na reabertura da Assembleia, ao deixar o plenário em um protesto invisível, e que só foi percebido após ser divulgado para a imprensa. Já ACM Neto foi mais explícito como um político profissional. Provocou o governo do Estado, deu recados sobre o futuro nas eleições de 2018 – mesmo que tenha deixado em aberto o próprio futuro – e também fez um resumo das ações dos últimos anos.  O prefeito teve a vantagem de fazer o discurso um dia depois de Rui e de ter ouvido o quanto o governador optou por um tom sóbrio e pouco provocativo do ponto de vista político.

Ainda assim é difícil acreditar que boa parte da mensagem de ACM Neto já não estava pronta antes do petista discursar. Apesar das falas terem divergido no tom, houve algo que uniu bem os dois gestores. Governador e prefeito relataram que os moradores do estado e da cidade passaram a ter orgulho de serem baianos e soteropolitanos. Sorte daqueles que podem, efetivamente, ter acesso aos projetos de ambos, pois Rui e ACM Neto concordaram também com outra questão: ainda há muito o que se fazer. Este texto integra o comentário desta segunda-feira (5) para a RBN Digital, veiculado às 7h e às 12h30, e para as rádios Excelsior, Irecê Líder FM e Clube FM.(BN)

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo