quarta-feira ,30 novembro 2022
Página Inicial / Educação / Seabra: 4ª Edição do JIFBA acontece em novembro

Seabra: 4ª Edição do JIFBA acontece em novembro

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) realizará a 4ª Edição dos Jogos Integradores (JIFBA) durante o próximo mês de novembro, em cinco Polos distribuídos pelo estado, com integração da primeira mostra dos Jogos Interculturais Indígenas e Africanos (JIIndAf- JIFBA). As modalidades, feminino e masculino, serão basquete, futsal, handebol, vôlei e atletismo.

Por conta das restrições orçamentárias, a Pró-Reitoria de Extensão (Proex), por meio do Departamento de Ações Culturais e de Esporte e Lazer (Dacel), modelou uma metodologia que possibilitasse a participação dos campi, integrando estudantes e toda a comunidade. Foram três anos sem jogos em 2019, e em 2020 e 2021 (por conta do distanciamento social imposto pela pandemia de covid-19).

Nesta edição, 20 campi estarão divididos em 5 Polos, cada um com um campus sede: Polo 1 que integra Irecê, Barreiras, Seabra e Jacobina com sede em Irecê; Polo 2, com Salvador, Santo Amaro, Simões Filho, Camaçari, Lauro de Freitas e Feira de Santana, sede em Salvador; Polo 3 com Ilhéus, Eunápolis, Valença, Porto Seguro e Ubaitaba, sede em Ilhéus; Polo 4 com Paulo Afonso, Juazeiro e Euclides da Cunha, sede em Paulo Afonso; Polo 5 com Vitória da Conquista, Jequié e Brumado, sede em Vitória da Conquista.

Na etapa dos Polos serão realizadas competições nas modalidades masculino e feminino, com basquete, futsal, handebol, vôlei e atletismo. Serão 30 estudantes atletas de cada campi participando das seletivas nos seus respectivos Polos, estimando-se a participação de 660 estudantes. A partir do resultado dessas seletivas, de responsabilidade dos Polos, cada Polo enviará 30 alunos(as) para a Etapa Final, totalizando 150 discentes. Já na etapa final disputarão na modalidade feminina: futsal, handebol e vôlei, e na masculina: basquete, futsal, handebol e vôlei. Ela será realizada na Região Metropolitana de Salvador, no SESI Simões Filho. As equipes vencedoras receberão medalhas e troféus na fase final.

A fase nos Polos acontece de 3 a 11 de novembro e cada campus está iniciando a inscrição de suas equipes. A fase final será de 24 a 26 de novembro.

Com foco na integração, a 4ª Edição do JIFBA, inovará trazendo na programação a primeira mostra dos Jogos Interculturais Indígenas e Africanos (JIINDAF- JIFBA). A proposta visa contribuir com a implementação da LBD no que diz respeito ao cumprimento das Lei 10.639/03 e 11.645/08, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no
currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade de temáticas sobre História da África, Cultura Afro-Brasileira e Indígena. As atividades que comporão o evento propiciam a valorização e vivência de práticas de esportes e brincadeiras de matriz africana, afro-brasileira e indígena para a comunidade acadêmica do Instituto.

 CN com informações de assessoria.

Sobre Redação

Você pode Gostar de:

Chapada: PRF prende motorista embriagado que se envolveu em acidente em Seabra

Na manhã de sexta (25), Policiais Rodoviários Federais prenderam um homem por embriaguez ao volante …