quarta-feira ,30 novembro 2022
Página Inicial / Economia / Seabra: Colégio Amilar cria Projeto Empreender para os alunos, com palestras e oficinas

Seabra: Colégio Amilar cria Projeto Empreender para os alunos, com palestras e oficinas

O colégio Municipal Amilar Almeida, em Seabra, município chapadeiro, desenvolveu o Projeto de vida: Empreende Amilar, que tem como objetivo apresentar aos estudantes atividades, reflexões sobre a construção de projetos de vida, apresentando-os o empreendedorismo como uma possibilidade para evolução profissional e manutenção da área financeira de suas vidas.

Para isso tem desenvolvido palestras com empreendedores da cidade e com representantes de instituições de apoio às empresas como SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e ACISE (Associação Comercial Empresarial e Agrícola de Seabra). Importante orientar que os estudantes tomam notas dos pontos relevantes abordados nas palestras.

O Projeto Empreender, como foi carinhosamente apelidado, já teve palestras com o empreendedor Gabriel Felipe, da Loja Biel Imports no dia 5 de outubro, Leandro Ruy do CT de Kairós no dia 6 de outubro, Paulina Ferreira da Paulinna Modas, em 7 de outubro, com a comunicóloga Cíntia Félix em 14 de outubro, e Bianca Teixeira empreendedora digital da Fascinante em 21 de outubro.

Durante esse processo outras expertises foram aprimoradas e novas visões foram surgindo, como o esporte, sendo profissão e fonte de renda. Nesta atividade os alunos confeccionaram cartazes com o tema esporte.

O ciclo do evento também recebeu uma palestra no pátio da escola, com a paulista, que é narradora de histórias, escritora, compositora, criadora do blog e podcast Toda Hora Tem História, autora do projeto Mulheres que Leem Mulheres, Penélope Martins.

Penélope trouxe para a discussão seu livro Minha Vida Não é Cor-de-rosa. Produção essa que aborda temas difíceis de maneira bastante delicada, retratando com doçura o despertar para questões importantes, como o feminismo, a desconstrução de estereótipos, a igualdade e os direitos humanos. Tudo isso como um belo despertar na vida do adolescente.

Nesta semana a partir do dia 25 (terça-feira), serão realizadas oficinas (Aprendendo com a prática das referências locais). Oficinas ministradas por empreendedores da cidade que se disponibilizaram a colaborar com o projeto como Guilherme Mendes do salão GL-STYLES, Mari Barbosa, Diretora de vendas Mary Kay, Ângela Souza profissional da Nail Designer, o pintor Pedro Lima do Atelier Pedro Lima, Lara Liz que é trancista, Ivani de Brito criadora na Vany Cakes, João Antônio empresário da Ojuara Toldos, Brenda Kelly Araújo Pires da BK-Makeup, que vai ensinar sobre maquiagem, a massagista Edilene Pinto de Souza do Espaço Fenix, Sensei Pedrinho Augusto da escola Chapada Sports, Denis Robson que é Músico, Manuela Oliveira da Manuela Oliveira Sobrancelhas.

Oficinas essas as quais os alunos se inscreveram previamente com a intensão de entender um pouco mais sobre cada tema, como crescer nesse mercado e com o principal foco, o de aprender a empreender com o que eles gostam e têm afinidade.

Já na quinta fase do projeto, os alunos desenvolverão mediante a orientação de cada professor padrinho, um Produto Final sobre a temática abordada durante todo o II Trimestre, como: podcasts, depoimentos virtuais, NFTs, Infográficos, produção textual – poemas, paródias, dentre outros gêneros.

Por fim vale lembrar que a intensão do projeto é levar os alunos a verem no mundo do empreendedorismo uma saída para o mercado de trabalho, observando que a escola pode ser muito além de ter um diploma e entrar na faculdade. E sim a possibilidade de crescimento em outros universos abarcando e se especializando em outros conhecimentos.

Chapada News.

 

 

Sobre Redação

Você pode Gostar de:

SEABRA: Estudante do IFBA-Seabra, Styves Barros, seis vezes medalhista de ouro em olimpíadas nacionais, fala sobre experiência no Japão

Aos 18 anos, Styves Barros, nascido e criado em Seabra, na Chapada Diamantina, já coleciona …