CN

Pesquisar

SEABRA: Colégio Raio de Sol retorna aulas presenciais de forma gradativa

Obedecendo protocolo rígido de segurança contra a covid-19, o Colégio Raio de Sol, situado na cidade de Seabra, na Chapada Diamantina, retoma as aulas presenciais de forma gradativa e cautelosa, após mais de 1 ano e meio com ensino apenas na modalidade virtual.

Em entrevista ao ‘Jornal do Meio Dia’ da Rádio Nova FM, Jeferson Leão, Coordenador do Colégio, esclareceu diversos pontos de como está sendo esse retorno e de como foi a adaptação da escola, dos colaboradores, dos alunos e também dos pais, que são fundamentais nessa retomada. Além disso, informa que o ensino híbrido se mantém, ou seja, o aluno que optar por não retornar à sala de aula, irá acompanhar as aulas ao vivo, de forma virtual.

O retorno presencial se deu desde a semana de 11 de agosto, dia do estudante, com um encontro dos alunos em espaço aberto, no ‘Espaço Natureza’, onde cada turma ficou em sua própria “bolha”, sem misturar uma com a outra, adotando distanciamento social, usando máscara e álcool em gel. O evento serviu para análise de como se daria o retorno em sala, como as crianças se comportariam, o que se deveria mudar no protocolo de segurança e até mesmo quais instruções seriam necessárias passar aos pais.

Segundo o Coordenador, neste primeiro momento, o retorno presencial se deu no dia 23 de agosto, com os alunos da 3ª série do ensino médio por ser uma turma pequena e mais madura, logo se entendeu que compreenderia com mais facilidade o protocolo de segurança como distanciamento social, uso de máscara, dentre outros. Entretanto, os professores já haviam retornado ao Colégio semanas antes e ministravam as aulas remotas diretamente da escola.

Para o retorno das outras turmas está sendo adotado como parâmetro a ‘fase de transição’, onde se considera que cada ser humano tem uma certa idade para sua aprendizagem e sua adaptação. Logo, as próximas turmas a retornarem na próxima semana serão a 1ª série do ensino médio e o 1º ano do ensino fundamental, este último, por entender que a alfabetização é uma série muito importante no processo de leitura e de aprendizado da criança.

O Coordenador esclarece que as demais séries estão dentro do tempo de aprendizado e de recuperação acadêmica adequados, o que possibilita um retorno mais tranquilo e gradual. Portanto, as próximas turmas a retornarem à forma presencial de ensino serão 1º, 5º e 9º ano do ensino fundamental I e por fim 1ª e 2ª série do ensino médio.

O Colégio ainda pede para que os pais e responsáveis sejam parceiros nesse retorno. É preciso que cada criança leve seu próprio lanche, é necessário que se observe o estado de saúde da mesma diariamente antes de enviá-la à escola, medindo a temperatura, observando sinais gripais, para que a mesma não seja restringida de acessar a sala de aula caso algum desses sinais seja detectado na entrada do colégio.

Fica ainda o convite aos pais de alunos para visitarem e conhecerem o espaço do Colégio, com os devidos ajustes estruturais já feitos para que decidam se enviarão ou não seus filhos a sala de aula e para que fiquem seguros com a permanência dos mesmos dentro da escola.

Veja mais informações no vídeo no site do Chapada News

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo