quinta-feira ,1 dezembro 2022
Página Inicial / Noticias / SEABRA: Comunidade Católica é comunicada sobre a vinda dos novos Freis e a transferência do Frei Anaílton

SEABRA: Comunidade Católica é comunicada sobre a vinda dos novos Freis e a transferência do Frei Anaílton

A Comunidade Católica de Seabra, na Chapada Diamantina, teve acesso à “Carta Circular à toda Província”, emitida pelo Ministro Provincial da Bahia e Sergipe, o Reverendíssimo Frei Gilson de Jesus Marinho, onde, juntamente com o Conselho Provincial, apresenta algumas modificações e transferências em toda a Província. Dentre essas alterações, está a transferência do Frei Anaílton Brito dos Santos, saindo da Paróquia São Sebastião (Fraternidade Bom Jesus), em Seabra e indo para Fraternidade Santa Dulce, em Salvador.

Essa alteração chega em um momento em que a comunidade católica, em sua maioria, clama pela permanência do Frei em Seabra, emitindo, inclusive, no sábado (15), uma “Carta Aberta em Apoio à Frei Anaílton, juntamente com um abaixo-assinado, pedindo, aos Superiores, a permanência do Frei na cidade. A Carta Circular com as mudanças, foi assinada nesse domingo (16), entretanto, a reunião do Governo Provincial, onde foram tomadas as decisões, ocorreram nos dias 05, 06, 07 e 08 de outubro. De toda forma, o que se entende é que o Frei Anaílton será sim, transferido.

A transferência de um Frei não é uma novidade, nem tampouco algo inesperado. Faz parte de sua missão, faz parte de sua vocação franciscana. A Constituição dos Frades Menores Capuchinhos (OFMcap) reza que de três em três anos um Frei pode ser transferido. “A minoridade e a itinerância são elementos da vocação franciscana que acompanham sempre a nossa vida fraterna”, pontua o Ministro Provincial.

Cabe aos Superiores, decidir quem e quando serão feitas as mudanças. Mas, tomando por base as colocações do Professor Rodrigo Santana, comentarista na Radio Nova Web, a comunidade Seabrensse se identificou com o Frei Anaílton, que revolucionou a fé católica na cidade e teve coragem de tocar em algumas feridas dentro da própria Igreja, mesmo trazendo incômodos para muitas pessoas. Enfrentou “ o coronelismo dentro da Igreja, combatendo o bom combate”.

“Eu costumo dizer que Frei Analiton tocou em algumas feridas de dentro da própria Igreja e feridas que precisam ser tocadas, principalmente, do ponto de vista de abrir a Igreja para todos e colocar que todos dentro da Igreja são iguais, independente da classe social e principalmente, perante a Deus”, coloca o Professor Rodrigo Santana.

“Frei Anailton teve essa coragem, que talvez nem todos os Freis, nem todos os Padres têm. E isso acabou incomodando, mas incomodou uma parte muito, muito pequena da nossa sociedade. Uma parte que ainda tem os resquícios do coronelismo, e que se sente donos de alguns espaços, inclusive dentro da Igreja… Frei Anailton teve coragem de fazer esse enfretamento, de combater o bom combate”, ressalta o Professor.

Com essa decisão, Seabra, de toda forma, se vê abençoada com os nomes designados para fazerem parte da Fraternidade Bom Jesus. São personalidades já conhecidas e queridas pelos fiéis católicos. A cidade recebe Frei Airton Félix dos Anjos, Frei João Ambrósio dos Santos, Frei Fernando Brito e Frei Gilton Santos de Oliveira, sob a Graça de Deus.

“Agora, temos a oportunidade de, mais uma vez, recomeçar, trilhar um novo caminho. E esse caminho vamos trilhar juntos, em espírito de fé, de oração, de fraternidade e perseverança. Para tanto, precisamos ser livres, confiantes e generosos. Que não nos deixemos influenciar por funções, circunstâncias ou pessoas, mas em tudo prevaleça à largueza de coração para acolher os desígnios do Senhor e sua “santa operação”, pontuou o Ministro Provincial Reverendíssimo Frei Gilson Marinho.

Veja aqui na íntegra “Carta do Ministro Provincial da Bahia e Sergipe” 

Chapada News

Sobre Redação

Você pode Gostar de:

PALMEIRAS: Prefeitura se compromete a regularizar Sistema Municipal de Meio Ambiente

O Município de Palmeiras, na Chapada Diamantina firmou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) …