CN

Pesquisar

Seabra: Conselheira relata experiência atendendo casos de abusos sexual na cidade

O Jornal do Meio Dia recebeu na terça (18), a conselheira de Seabra Dora para falar sobre a Campanha de Conscientização do Maio Laranja, mês alusivo ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil. No papo, a conselheira falou sobre a importância da data e das experiências vivenciadas durante esse período no Conselho de Seabra. Com advento da pandemia do Coronavírus, crianças e adolescentes ficaram mais expostas e vulneráveis a estas ações.

https://youtu.be/EEVSrbf-ZSc

A delegada Simone Moutinho, titular da Delegacia Especializada de Repressão a Crimes contra Criança e Adolescentes (Derca) ressaltou na noite desta quinta-feira (20), durante entrevista ao programa Sete em Ponto, da rádio Metrópole (Salvador), sobre a importância de orientar as crianças sobre abusos sexuais.

De acordo com a delegada, “é necessário conversar com a criança de forma direta”. “Estimule ele a dizer não, se determinado carinho incomoda diga não, não dá pra usar de recursos lúdicos, tem que ser direto, quais os locais do seu corpo que não podem ser tocados e se acontecer deve-se contar a um adulto e de preferência a seus pais. A melhor forma é ouvir o que a criança diz com gestos e palavras, mas é preciso também acreditar nas palavras da criança, em muitos casos a criança está gritando e os pais não querem acreditar”, disse.

Ainda de acordo com informações da titular da Derca, no Brasil a cada 15 minutos uma criança ou adolescente sofre exploração sexual e as consequências são levadas por toda a vida.

“As consequências são devastadoras, dificilmente se tira essa tatuagem que fica na alma. A pessoa que sofre vai carregar pro resto da vida, é importante que se ouça as crianças, elas verbalizam, falam com o olhar, com gestos, com mudanças de comportamento, na dúvida a cerca do abuso deve-se procurar um profissional competente para que se faça essa escuta”, completou.

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo