segunda-feira ,4 março 2024
[adsanity_group align='alignnone' num_ads=1 num_columns=1 group_ids=309]
Página Inicial / Economia / SEABRA: Deputado garante água e olhar diferenciado à Chapada Diamantina; dar atenção ao desaparecimento da grávida Beatriz

SEABRA: Deputado garante água e olhar diferenciado à Chapada Diamantina; dar atenção ao desaparecimento da grávida Beatriz

Deputado Leando de Jesus | FOTO: Chapada News

O Deputado Estadual Leandro de Jesus (PL), esteve em Seabra, na Chapada Diamantina, fazendo uma visita “in loco” à Barragem Baraúnas/Vazante. Em entrevista ao Jornal do Meio-Dia, da Rádio Nova Web Seabra, nesta quinta-feira (09), o parlamentar falou sobre água, desenvolvimento econômico, fila do SUS, Universidade na Chapada Diamantina e sobre o desaparecimento da grávida de 6 meses, Beatriz Pires da Silva Santos, 25 anos, sumida desde 11 de janeiro desse ano, em Barra da Estiva.

Leandro Jesus é casado, advogado, nascido na periferia de Salvador, onde aprendeu a superar as dificuldades pessoais e da sociedade. Com mais de 10 anos de atuação na área política (cobrando posições governamentais, mostrando como funciona uma entidade pública, brigando por direitos sociais), foi escolhido por seus seguidores para representa-los como deputado estadual.

Sua visão, agora dentro da política partidária, e de que a Bahia vive uma espécie de engessamento. Um sistema engessado, muito contaminado, onde os políticos tradicionais já compreenderam esse sistema e o usa como meio de chegar lá e muitas vezes buscar seus próprios interesses.

“Parece que os políticos já tradicionais entenderam essa engrenagem já engessada como meio de chegar lá é se encostar, muitas vezes, para buscar os seus próprios interesses. E parece que entendem que é uma situação que não tem mais o que fazer”, pontua.

“ A Bahia não é um estado pobre, mas porque sofre tanto? Por que os grupos que tem o poder financeiro, se junta e cria um verdadeiro oligopólio para explorar a riqueza do estado para si deixando as pessoas na miséria. Isso precisa mudar”.

Atuação na Chapada Diamantina
O Deputado Leandro de Jesus está Presidente da Comissão de Meio Ambiente Recursos Hídricos e Seca e isso faz com que ele tenha foco no abastecimento de água da região. Esteve na Barragem Baraúnas /Vazante para conhecer “in loco” as obras, apesar de já estar fazendo levantamentos documentais junto ao governo para fazer as devidas cobranças.

“É uma pena a gente ter que estar cobrando ainda coisas essenciais. Estamos falando de água! As nossas cobranças hoje deveriam ser de coisas mais avançadas. Mas ainda estamos cobrando água. No que depender de mim essas questões serão resolvidas. Essa barragem vai sair e todas as questões que envolvem recursos hídricos e a necessidade de água aqui, serão solucionadas. Não arredarei o pé”.

O deputado entende que com a chegada da água é preciso trazer também o desenvolvimento econômico com instalações de polos industriais, pois, hoje essa realidade é impossibilitada, justamente pela falta de água.

“Noto que aqui as pessoas vivem muito do Comércio. Nós poderíamos ter aqui uma indústria para gerar emprego e renda para as pessoas. É uma demanda que precisa ser implementada, analisada, a partir do momento que não tivesse essa necessidade de água. Mas trazendo a água para a região é preciso buscar a valorização do trabalho local, incentivando polos industriais para a região, para que a população não tenha que sair daqui para lugares longínquos atrás de oportunidades”, reforça.

Leandro de Jesus também comenta sobre a possibilidade de uma Universidade Federal no Território da Chapada Diamantina e a descentralização da educação, vendo como algo importante, que oportunizaria o acesso a qualquer pessoa à educação superior e traria enriquecimento à região, porém, seria necessário vir junto com o desenvolvimento econômico.

“Acesso à educação superior é importante, mas que os cursos oferecidos sejam de fato, com um olhar especial para os potenciais da região. E, que, para além de ofertar o acesso à formação superior que venham também com projetos para desenvolver economicamente a região. A educação tem que andar lado a lado com o desenvolvimento econômico, porque senão a pessoa sai com o diploma na mão e não tem emprego para se candidatar”, diz o deputado.

Questionado sobre se tem ou não conhecimento sobre o desaparecimento da grávida de 25 anos, Beatriz Pires da Silva Santos em Barra da Estiva, o deputado disse que sim, pois leu notícias da região e percebeu que é um caso impactante na Chapada Diamantina e ainda prometeu levar o caso a quem de fato possa dar respostas: à Secretaria de Segurança Pública do Estado.

“Vejo que há movimentações de alguns vereadores que se uniram no sentido de cobrar uma solução para além daqueles que deveriam se incumbir aqui na região de solucionar o caso do desaparecimento. A mim cabe levar esta demanda diretamente a quem tem que resolver: à Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia. Precisamos de uma solução. A família deve estar em desespero e a sociedade precisa de uma resposta, não pode viver nessa insegurança”, promete o Deputado.

O deputado ainda descreve o que percebeu como sendo as maiores necessidades na Chapada Diamantina e diz que seu trabalho vai além da política, ele cumpre uma missão, seu único desejo é fazer o bem.

“Na Chapada Diamantina é recorrente a questão da água, também há necessidades de melhorar as demarcações de terras quilombolas. Outro fato recorrente, mas em toda Bahia e também na Chapada Diamantina é a violência e tem também a fila da Regulação do SUS, e claro, a falta de emprego”, pontua.

“Sem vistas à política quero que vocês conheçam meu trabalho e entendam quem eu sou. Entendo que Deus me deu uma missão, sou cristão. Meu trabalho envolve cumprir uma missão e fazer o bem às pessoas”, conclui o deputado estadual Leandro de Jesus.

Acompanhe entrevista completa no video abaixo.

Chapada News

Sobre Redação

Você pode Gostar de:

Chapada: Caminhão carregado de tomates capota entre Barra da Estiva e Ituaçu

Na noite desta sexta-feira (01/03), um incidente envolvendo um caminhão carregado de tomates foi registrado …

[wp_bannerize group="Banner Rodapé" random="1" limit="1"]