CN

Pesquisar

Seabra : Dr Pablo Venicio juiz da 88ª zona eleitoral tira duvidas sobre o que e proibido ou permitido durante as eleições

O papo com Garotinho desta sexta-feira (05), foi com o Dr. Pablo Venício, Juiz da 88ª Zona Eleitoral (Seabra, Ibitiara e Novo Horizonte), para tirar as dúvidas sobre o que os eleitores podem ou não fazer neste domingo (7) de eleições.

O papo se inicia explicando, se quem não fez a biometria vai poder ou não votar. O Dr. explica que a na Bahia, nem 100% da cidade terão biometria, na cidade de Iraquara por exemplo, a votação vai ser mista, quem fez a biometria vota, e quem não fez, votará também. Na 88ª Zona Eleitoral por exemplo, “a votação será 100% biométrica, quem não fez o recadastramento, teve o titulo de eleitor cancelado”, explica Pablo.

“A legislação eleitoral permite a manifestação individual e silenciosa, sendo  permitido o uso de boné e camiseta, o que é proibido é que pessoas com material de campanha se aglomerem, ou uso de carro de som, pois isso manifesta crime eleitoral”, diz o dr. Pablo Venício. Manifestações em redes sociais são as mais difíceis de fiscalizar, porém o ideal é que sejam feitas somente até às 23hs deste sábado (06).

Quem não votou no primeiro turno, poderá votar normalmente ao segundo turno. O voto de legenda, só é permitido aos candidatos a deputado, onde a pessoa vota no partido e não no candidato em especifico.

Os institutos de pesquisa só poderão divulgar resultados de pesquisa até este sábado, e a boca de urna somente será divulgada domingo, após as eleições.

A questão do voto parcial também é levantada por Gustavo que media a entrevista, e o juiz esclarece que é uma fake fato, dizendo que quem anular um dos votos, não anulara os outros, podendo assim, só votar para presidente e anular os outros votos, sem perder o poder de decisão sobre os rumos do país.

O juiz diz que é interessante que as pessoas levem uma cola, com os números do candidatos para que não se confundam e agilizem o processo, e não causem filas. Sobre o transporte de eleitores que residem distante das suas zonas eleitorais, os carros credenciados estão identificados na frente do veiculo, e os carros particulares não credenciados, só podem levar eleitores membros da família, segundo a lei, quem infligir a lei, pode ter o veiculo detido.

No dia da eleição é terminantemente proibido abordar eleitores, ou distribuir material de campanha, bem como o derramamento de material de campanha pelas ruas na noite anterior, as mesmas serão fiscalizadas pela policia e quem for pego neste tipo de atividade, poderá ser detido. Sobre a lei seca, o comércio funcionará normalmente pois, ao que tudo indica, será uma eleição tranquila.

Aproximadamente 4% dos títulos desta zona foram cancelados, registrando um bom nível de recadastramento. Militantes e pessoas com material de campanha não poderão se manifestar em grupo, apenas individualmente.

Quem não souber onde está o título, basta se dirigir a zona na qual vota. Quem quiser votar pelo E-Titulo, basta apresentar o aparelho com os dados, e logo após, guardar o aparelho, já que é terminantemente proibido materiais fotográficos nas urnas.

 

Confira e entrevista completa no nosso canal do Youtube:

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo