domingo ,17 janeiro 2021
Página Inicial / Entretenimento / Seabra: Em aniversário de Luiz Gonzaga, foto registra apresentação do sanfoneiro na Praça Benjamin Constant em 1979.

Seabra: Em aniversário de Luiz Gonzaga, foto registra apresentação do sanfoneiro na Praça Benjamin Constant em 1979.

No último dia (13), comemorou-se o aniversário do saudoso LUIZ GONZAGA DO NASCIMENTO, o “Rei do Baião”, que nasceu na cidade de Exu no Pernambuco, no dia 13-12-1912. Na cidade de Seabra, localizada na região da Chapada Diamantina, circulou no mesmo dia nas redes sociais uma foto de 1979, registrando a apresentação de Luiz Gonzaga na Praça Benjamin Constant.

O sanfoneiro e memorialista chapadeiro Hugo Luna comentou a publicação dizendo que:

“Nesse mesmo dia Luiz Gonzaga autografou uma foto muito grande dele e deu de presente ao nosso saudoso Uirapuru Parente de Carvalho, (pai de Bu, do posto de gasolina), com os dizeres: “Ao meu conterrâneo e parente Uirapuru, uma recordação de Luiz Gonzaga. Naquela época ele estava lançando o LP CAPIM NOVO, que foi um sucesso de vendagem e uma alavanca na retomada de sua carreira com leituras de compositores novos da época, como: Jurandir Finizola do Quinteto Violado, Luiz Ramalho, João Silva e outros”.

Gonzaga  foi o principal Embaixador do Nordeste para o Brasil e o mundo,  desde quando, através da interpretação de suas músicas/sucessos, que fazia com Maestria, Patriotismo e Amor, ele Exprimia a Luta, a Coragem, a Persistência, o Sofrimento e a Garra do Nordestino para sua sobrevivência, podemos citar algumas de suas músicas e o ano da gravação: No Meu Pé de Serra (1946); Asa Branca (1947);  Vem Morena (1949); Paraíba e Assum Preto (1950); ABC do Sertão, Vozes da Seca  e a Vida do Viajante (1953), e a Triste Partida (1964).

Luiz Gonzaga recebeu vários “Discos de Ouro”. Recebeu em 1985, o troféu internacional, “Nipper de Ouro” da RCA. Foi homenageado em vários países. Suas músicas foram interpretadas e gravadas em vários países. Ele Iniciou na Maçonaria em 1961. Seu último Show foi em Recife-Pe, no dia 06-06-89.

Ele faleceu em Recife, no dia 02/08/89. Foi sepultado na cidade de Exu Pernambuco. O caixão desceu à sepultura depois que Gonzaguinha, Dominguinhos, Alcimar Monteiro e mais de 20 mil pessoas cantarem juntas a música ” Asa Branca”

Sobre Redação

Você pode Gostar de:

Vacinação no Brasil começa às 10h da próxima quarta (20/01), diz Ministério da Saúde

  Em reunião com prefeitos, na manhã de hoje (14), o ministro da Saúde, Eduardo …