quinta-feira ,1 dezembro 2022
Página Inicial / Economia / Seabra: Estudantes do IFBA Seabra criam “vaquinha virtual” para apresentar dispositivo de detectação de incêndio na Mostratec 2022

Seabra: Estudantes do IFBA Seabra criam “vaquinha virtual” para apresentar dispositivo de detectação de incêndio na Mostratec 2022

Três estudantes do curso técnico em informática a nível médio, do IFBA (Instituto Federal da Bahia) campus Seabra, criaram o projeto “Dispositivo de detecção de incêndios para áreas de preservação ambiental”, com a possibilidade de difusão da ideia na MOSTRATEC 2022, que será realizada de forma presencial entre os dias 24 e 28 de outubro de 2022, na cidade de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul.

Porém os estudantes Raiane Araújo Brandão, Styves Barros Miranda e Laura de Araújo Rodrigues, não têm como custear a viagem, do projeto que foi orientado pela professora Rafaelle da Silva Souza. Eles dizem que “não há financiamento, e o auxílio do IFBA não é suficiente para custear a realização desse sonho. Assim, precisamos da sua ajuda nessa arrecadação. Sabemos que são tempos difíceis para muitos brasileiros, mas qualquer quantia será bem-vinda. Pedimos que nos ajude como puderem e nos dedicaremos para fazer cada centavo valer a pena”.

Os estudantes desde 2020, tiveram várias participações em feiras de ciência pelo país. Algumas consagradas como a Febrace e Mostratec. Os projetos envolvem aplicativos, linguagem de programação e temáticas atuais.

Sobre o Projeto “Dispositivo de detecção de incêndios para áreas de preservação ambiental”:

Esse projeto objetiva construir um dispositivo que detecta o aumento crescente da concentração de monóxido de carbono no ar e notifica o órgão responsável pela fiscalização de uma área de preservação ambiental, a fim de que ele possa acionar o corpo de bombeiros.

Para a autossustentação do dispositivo, será utilizada uma placa solar para energizar o sistema durante o dia, e uma bateria de lítio para fazê-lo durante a noite, quando não há energia solar. Ambas as fontes serão conectadas a um carregador de bateria com saída de 5V. Com este projeto, espera-se proporcionar um meio de maior controle sobre os incêndios por parte dos fiscalizadores das áreas de preservação ambiental e evitar grandes perdas na natureza.

Para ajudar, mas é só clicar no link: Nos ajude a fazer ciência! | Vaquinhas online (vakinha.com.br) e ajudar com qualquer quantia.

Chapada News.

 

Sobre Redação

Você pode Gostar de:

Seabra: Cliente tem cartão furtado no banco, dinheiro some da conta. Quando retorna para reclamar, dá de cara com o ladrão que prestava serviço na agência

A frase de que “o crime não compensa” tomou sentido real nesta terça-feira (29). Entenda …