CN

Pesquisar

Seabra: Estudar, conhecer e lutar por uma sociedade menos desigual.

Por Jadson Oliveira – jornalista/blogueiro – editor deste Blog Evidentemente

Seabra/Chapada/Bahia – Estudantes e professores – e também demais cidadãos e cidadãs – terão a bela oportunidade de ouvir e debater sobre os desafios da nossa difícil conjuntura econômica, política e social.

E com alguém preparado para tanto: o professor de Economia José Sérgio Gabrielli, ex-presidente da Petrobras, que vem a Seabra especialmente – e gratuitamente – com esta finalidade (veja detalhes do evento na foto – card – acima).

Em recente palestra/debate em Salvador (mês de julho), Gabrielli discorreu largamente sobre o declínio do setor industrial no Brasil nos últimos anos e o papel hegemônico assumido pelo capitalismo financeiro, também chamado capitalismo improdutivo – não produz, não cria empregos e não tem compromisso nacional.

Falou da financeirização da economia, com as consequentes mudanças estruturais no mundo empresarial e no mundo do trabalho. Trata-se duma nova fase histórica, uma nova etapa do capitalismo brasileiro, alertou.

Questionou sobre a influência dessa nova situação quanto à mobilização e organização do movimento democrático e popular. Como ficam os partidos e sindicatos, por exemplo? E o movimento estudantil? E a disputa política e ideológica na sociedade e no Parlamento?

Discorreu ainda sobre o processo atual de destruição das políticas inclusivas que começaram a ser construídas nos governos de Lula e Dilma.

E defendeu a busca dum novo modelo de desenvolvimento, capaz de enfrentar a tragédia do desemprego e centrado na luta contra a desigualdade.

Gabrielli foi professor titular (hoje está aposentado) da Faculdade de Ciências Econômicas da UFBA. Quando jovem, militou no movimento estudantil. Participou da fundação do PT e da CUT.

Recentemente foi secretário do Planejamento do governo baiano. Tornou-se conhecido nacionalmente nos seis anos em que presidiu a Petrobras, durante parte dos governos de Lula e Dilma.

Nosso palestrante tem participado do debate nacional, dentro do PT e no âmbito das forças progressistas, no decorrer deste semestre, em busca de definições políticas da oposição ao governo Bolsonaro.

A sua vinda a Seabra é uma iniciativa de Goiano (José Donizette), militante político conhecido na região também pela ação cultural do Projeto Velame Vivo (PVV).

Tal iniciativa conta com o apoio da UNEB, IFBA, CES, APLB-Sindicato, Levante Popular da Juventude, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e dos partidos PT, PCdoB e PSOL.

(Na mesma quinta-feira próxima, dia 17, pela manhã, Gabrielli fará outra palestra, desta vez na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais).

PS: Com base na referida palestra de Gabrielli, em julho/2019, este meu blog postou quatro matérias. Quem quiser conhecê-las é só acessar pelo Google: Blog Evidentemente – Jadson Oliveira. Deixo aqui o link para a primeira delas:

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo