CN

Pesquisar

Seabra: Governador da Bahia dá Coletiva de Imprensa no Novo Hospital da Chapada

Hoje, 01 de Dezembro, o governador do estado da Bahia, Rui Costa, foi à cidade de Seabra para fazer inauguração de mais uma das suas bem feitorias pelo Estado, o Hospital Regional da Chapada Diamantina.

Às 8h e 22min, o governador do Estado da Bahia, Rui Costa, chega ao local onde será o maior centro de referência em saúde na região da Chapada Diamantina. Antes da sua chegada, o atual Secretário de Saúde, Fábio Vilas Boas, concede entrevista as emissoras de TV presentes.

Em entrevista, o Secretário de Saúde, diz que “será feita a entrega de um belíssimo equipamento hospitalar, moderno e amplo”. E que será um lugar onde as pessoas se sentiram acolhidas, bem atendidas, e com tecnologia de ponta, importada. O hospital contará com o segundo maior tomógrafo do país.

Acompanhado pelo Secretário de Saúde do Estado, prefeitos das cidades circunvizinhas a Seabra, e a imprensa local e regional. O governador do estado inicia visita de apresentação pelas instalações do hospital.

Era notável a emoção no olhar de todos ao ver cada canto mais novo centro de saúde. Os jornalistas, cinegrafistas, e fotógrafos, corriam sem medir esforço, para poder captar com emoção e exatidão cada cena ali vista.

Após caminhar por cada canto do hospital, mostrando cada equipamento, cada sala, e o ganho que a população terá com cada um deles, começa a tão esperada coletiva de imprensa. Onde o governador começa agradecendo a presença de todos, e que é com orgulho que ele inaugurará, a tarde, o primeiro hospital regional da Chapada Diamantina, com mais de 100 leitos, 10 uteis, 4 salas de cirurgia. “Portanto hoje, eu materializo um sonho, nosso sonho de levar ao interior da Bahia os serviços de saúde de média e alta complexidade”.

Qual unidade procurar em cada caso

Na inauguração o governador ainda pede que as mídias conscientizem a população sobre qual unidade de saúde deve se procurar em cada caso. Para que isso não acarrete o ou dificulte os atendimentos do hospital, que não só atenderá a população Seabrense, mas também as cidades vizinhas. Para isso, o Chapada News, traz em primeira mão, esclarecimentos do Ministério Público sobre onde os pacientes devem ir para procurar cada serviço.

Segundo o site do Ministério Público, o nosso principal contato com o SUS é na UBS (Unidade Básica de Saúde). É lá onde devem ser feitas consultas de rotina, mediante marcação, ou em caso de sintomas graves (como emergência), vacinação, testes rápidos, medicamentos, curativos, injeções (pós consulta ou tratamento), atendimento médico, com enfermeiro ou odontológico.

O Ministério Público também esclarece quando devemos procurar o PSF (Posto de Saúde da Família), aquele que fica localizado nos bairros. Lá é onde o paciente encontrará atendimento com o clinico geral, ou atendimentos específicos, com limitação de vagas por dia.

Reforçando as falas do secretário e do coordenador da UPA em Seabra, o Site do Ministério Público cita a função da Unidade de Pronto Atendimento, é lá onde deve ir o individuo que necessita de atendimento de emergência, “elas funcionam 24h, sete dias da semana. Exames como raios-X e eletrocardiograma, por exemplo, podem ser realizados na Unidade, mas os únicos especialistas disponíveis são clínica médica”. Ainda ressalta que os tratamentos são feitos nas UBS.

Confira o vídeo e imagens do Hospital Regional:

 

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo