quinta-feira ,29 setembro 2022
Página Inicial / Educação / Seabra: Maternidade Frei Justo celebra ‘Agosto Dourado’ com palestras e rodas de conversa sobre amamentação

Seabra: Maternidade Frei Justo celebra ‘Agosto Dourado’ com palestras e rodas de conversa sobre amamentação

Para lembrar a importância do aleitamento materno, o mês de agosto se transformou em ‘Agosto Dourado’ – cor simbolicamente escolhida por conta da relação com o padrão ouro de qualidade do leite materno. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, recomenda-se a amamentação de forma exclusiva até o 6º mês de vida, garantindo assim o aumento da proteção para o bebê e reforçando o vínculo entre mãe e filho.

Em comemoração ao ‘Agosto Dourado’, a Maternidade Frei Justo Venture, em Seabra, na Chapada Diamantina, realiza até o dia 18, uma série de palestras e rodas de conversa com gestantes, puérperas e familiares para alertar sobre a importância da amamentação. Ao todo, a unidade da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) gerida pela Fundação Fabamed, vai realizar três encontros que vão abordar os temas como o fortalecimento ao aleitamento materno exclusivo, orientações para puérperas sobre dificuldades na amamentação e capacitação de pacientes sobre a importância de proteger o aleitamento materno.

Uma das responsáveis pela ação, a nutricionista da unidade, Senize Braga ressalta que o leite é um alimento extremamente completo, e garante a saciedade e nutrição do bebê até os seis primeiros meses de vida. “Não existe leite ‘fraco’, a maioria das mulheres têm condições de produzir leite suficiente para amamentar seus filhos, sendo esse leite fonte importante de proteínas, gorduras, vitaminas e minerais. Aqui na Frei Justo Venture, todas as parturientes são orientadas sobre a importância do leite materno e são estimuladas para o aleitamento exclusivo até os 6 meses de vida do bebê”, orienta.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, atualmente, a amamentação exclusiva alcança apenas 45,8% dos bebês nos primeiros meses de vida. Coordenadora de obstetrícia da maternidade, a médica Sara Lelis destaca que, o leite materno fortalece o sistema imunológico do bebê, além de reduzir os riscos de obesidade e desenvolvimento de diabetes.

“Na Maternidade Frei Justo, estimulamos o aleitamento na primeira hora de vida e contamos com uma equipe preparada para auxiliar e estimular o aleitamento durante o internamento. O aleitamento materno reduz em até 15% a mortalidade até os cinco anos de vida, evita diarreia e infecções respiratórias, diminui o risco de alergias, colesterol alto, dentre outros benefícios. São ganhos duradouros que se refletem ao longo de toda a vida”, destaca.

Cuidado especializado
A unidade é referência para tratamento de gestantes de alto risco, recebendo pacientes de Seabra e mais de 11 municípios da região da Chapada Diamantina. No local, são oferecidos 35 leitos distribuídos entre obstétricos, gestação de alto risco e Unidade de Cuidados Intensivos Neonatal do tipo canguru e convencional. Além disso, o espaço também conta com serviços de urgência e emergência, exames de ultrassonografia obstétrica, ultrassonografia com doppler, eletrocardiograma e cardiotocografia.

Chapada News.

Sobre Redação

Você pode Gostar de:

CHAPADA: Novas rotas aéreas chegam para fortalecer o turismo da Chapada Diamantina

O turismo da Chapada Diamantina será ainda mais fortalecido e terá o acesso facilitado ao …