Nesta segunda-feira (08), um vídeo que circula nas redes sociais mostra um morador de Seabra, na Chapada Diamantina, que se identifica como “Bananinha” indignado com a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) por ter se recusado a ligar sua água, após ele ter seguido todos os procedimentos exigidos pela empresa. Inusitado foi o motivo que Bananinha disse que a Embasa alegou.
Segundo o morador, a Embasa disse que não poderia ligar sua água, porque em sua região a ligação dos outros moradores procediam de um “ramal”. No caso, é provável que a empresa quis dizer que as ligações viam de um ramal de distribuição da própria Embasa e não de sub-ramais onde se localizam os hidrômetros. Ou seja, na linguagem popular, são “gatos de água”, é, para dizer o mínimo, “gato” é uma irregularidade.
Revoltado, Bananinha ainda expressa que “todo mundo aqui usa gato, por que não pode ligar o meu?”. “Gato de água” acontece quando um usuário interliga o seu ramal diretamente, de maneira indevida, a uma rede distribuidora de água, recebendo o serviço da companhia de água sem pagar por ele.
O vídeo vem gerando muitas risadas, pois o que se demonstra é que a Embasa tem conhecimento da irregularidade, a qual agora Bananinha denunciou, mesmo sem querer e ainda reclama porque a empresa não quis fazer o “gato” para ele.
Chapada News