terça-feira ,19 outubro 2021
Página Inicial / Noticias / SEABRA: Mudanças no calendário de vacinação contra Covid-19, geram filas e confusão

SEABRA: Mudanças no calendário de vacinação contra Covid-19, geram filas e confusão

A alteração da vacinação contra a Covid-19 na terça (29), gerou confusão na cidade. A Prefeitura de Seabra na Chapada Diamantina, acabou baixando a idade das pessoas que já poderiam tomar a vacina contra a Covid-19, de 50 para 45 anos, de uma só vez, sem fazer a redução gradativa, gerando com isso muita confusão e filas absurdas, pois dentro dessa faixa etária tem-se um número muito grande de habitantes, público-alvo para vacinação.

As pessoas relatam que estão indo para a fila um dia antes, às 16 horas, para somente serem atendidos às 7 horas da manhã do dia seguinte. E contam como é feita a organização das filas.
“Uns marcam o lugar com cadeiras, outros com pedras e outros ficam dentro dos carros dormindo. A organização da fila fica por conta das próprias pessoas da fila, que anotam o nome de cada candidato à vaga” falou uma das pessoas ao Jornal do Meio Dia.

Outro, contou como foi a madrugada de quarta (30), nas filas.
“É o próprio povo quem cria os regulamentos. Que são rígidos para se manter a vaga. Às 4 da manhã tem uma chamada oral, outra chamada às 5 da manhã, se a pessoa não estiver na fila e responder perde a vaga. E dá-lhe confusão. A prefeitura não se responsabiliza por tal fila e só inicia a recepção das pessoas às 6 da manhã e começa a vacinação as 7 h. Então, dependendo do seu número na fila de espera, além de ter passado a tarde e a noite toda na fila, passa também o dia inteiro esperando sua vez de vacinar, uma vez que são oferecidas 350 vagas para a vacinação” finaliza.

O Jornal do Meio-dia da rádio Nova FM (99,7) contatou a Secretaria Municipal de Saúde sobre essa mudança na faixa etária e alguém de dentro admitiu que de fato houve um erro ao baixar a idade sem fazer o escalonamento regressivo mas que teriam que manter tal decisão.

Para entender como está a vacinação nas demais regiões, a Secretária de Saúde de Iraquara foi contatada e informou que lá a vacinação está tranquilo e sob controle, tendo 9 postos de vacinação, sendo 3 na cidade e 6 na zona rural. Seabra tem apenas 1 ponto de vacinação que fica no Ginásio de Esportes Luís Eduardo Magalhaes, gerando aglomeração e confusão. Moradores que veem da Zona Rural tem gastos no transporte e mesmo assim corre o risco de não achar vaga para se vacinar. Foi assim como uma moradora da região de Sumidouro (Zona Rural de Seabra). Ela gastou cerca de R$ 60 no transporte, chegou as 4h da manhã e não achou mais vagas de espera para vacinação.

Por fim, o município soltou uma nota que no intuito de minimizar a formação de filas, a Secretaria de Saúde comunica que na próxima semana será mantida a idade de vacinação a partir dos 45 anos, de acordo a quantidade de doses que forem recebidas pelo município.

Assista vídeo com a reportagem na íntegra.

Sobre Redação

Você pode Gostar de:

IBITIARA: Carreta do SAC Móvel chegam às cidades de Ibitiara e Irecê e permanece até dia 23

O SAC Móvel chega a Ibitiara, na Chapada Diamantina, e em Irecê. Em Ibitiara, a …