terça-feira ,28 setembro 2021
Página Inicial / Noticias / SEABRA: Município terá Agentes de Trânsito com poder de punição aos infratores de trânsito

SEABRA: Município terá Agentes de Trânsito com poder de punição aos infratores de trânsito

Em entrevista ao Jornal do Meio-Dia, da Rádio Nova FM, nesta terça-feira (17), o Diretor Geral de Trânsito de Seabra, Jarbas Geraldo e o Especialista em Trânsito Edson Campos, explicaram como se dará a implantação de todo o sistema de municipalização do trânsito na cidade, bem como a atuação dos agentes de trânsito e, principalmente, a partir de quando poderá ocorrer punições por infrações de trânsito no município.

Seabra já possui um Departamento de Trânsito, que foi criado em 2018, ligado à Secretaria de Transportes. Os Agentes de Trânsito, que fizeram concurso público em 2019, tomaram posse em 16 de julho de 2021, com atraso devido à pandemia da Covid-19, e já estão em formação. Serão 10 agentes atuando e autuando na cidade.

A população certamente sentirá diferença em relação ao trânsito da cidade, que hoje já possui uma certa estrutura. Porém, a partir de agora, os agentes de trânsito terão poder de penalizar, quando necessário, de forma legalizada. É hora de todos ficarem mais atentos às normas de trânsito. No entanto, de início, a atuação desses agentes será educativa, de adaptação com as pessoas e vice-versa, será um trabalho mais preventivo, informativo, inibindo práticas errôneas que hoje são rotineiras.

Enquanto ocorre a adaptação da população à nova estrutura de trânsito, o município agirá nos bastidores para de fato, municipalizar o trânsito da cidade. É necessário organizar documentações, passar pelo crivo da Câmara dos Vereadores, implantar sistema informatizado que integre com o Detran, adquirir viaturas, providenciar espaço destinado para pátio e constituir a JARI (Junta Administrativa de Recursos de Infração), órgão responsável pelo julgamento dos recursos interpostos contra a decisão da autoridade do trânsito que impôs a penalidade, neste caso, contra o município, para que ocorra o contraditória e a ampla defesa em caso de punição.

Toda a burocracia legal e a grande estruturação necessárias para que ocorra, de fato, a devida municipalização do trânsito, poderá levar de 60 a 90 dias, porém, pode-se precisar de mais prazo, logo, a população seabrense terá um tempo para se adaptar, educar e se adequar às leis de trânsito, que já existem há muito tempo, agora só deverão ser seguidas com mais rigor.

Acompanhe na íntegra o vídeo da entrevista com o Diretor de Trânsito de Seabra, Jarbas Geraldo e o Especialista em Trânsito, Edson Campos. Eles trazem mais informações referente à legislação de trânsito. Serve para ir se educando, se adaptando com o novo trânsito da cidade, desde já.

Chapada News

Sobre Redação

Você pode Gostar de:

Suspeito de matar pediatra em clínica, utilizou durex nos dedos e teve digital reconhecida por palma da mão

Preso nesta segunda-feira (27), o suspeito de matar o médico pediatra Júlio César de Queiroz Teixeira, de …