CN

Pesquisar

SEABRA: Quilombo do Capão das Gamelas vota 100% em Lula; Bolsonaristas questionam e comunidade responde.

A Comunidade Quilombola do Capão das Gamelas, localizada na Zona Rural de Seabra, na Chapada Diamantina, despertou a curiosidade de políticos e a atenção de Bolsonaristas inconformados com o resultado democrático das eleições presidenciais. Os moradores da comunidade votaram todos, 100% em Lula, no segundo turno das eleições, que recebeu 141 votos a zero.

Nesta sexta-feira (04), um colaborador do Chapada News recebeu o contato de um cidadão pedindo para levantar a informação, pois, segundo ele, um primo seu, Militar em Brasília, queria saber se era real ou se havia alguma falha, na esperança de judicializar os resultados da urna. Além disso um post no Facebook, dentro do Grupo “Mercado Seabra Livre”, uma moça de Divinópolis, em Minas Gerais, chama a atenção dos eleitores de Seabra, para “aqueles que compareceram nas eleições de 2º turno em Capão das Gamelas, e votaram em Bolsonaro, entrarem em contato urgente, pois os votos não haviam sido computados pelo TSE”, gerando uma fake News e praticando ato antidemocrático, pedindo Intervenção Federal.

Em resposta, um dos moradores da Comunidade do Quilombo de Capão das Gamelas, fala com orgulho dos resultados. “Capão das Gamelas é um quilombo. E é um quilombo que reconhece o que o PT fez, tanto na comunidade como na região. Capão das Gamelas tem memória, e tem consciência de classe. Ninguém lá mesmo, não votou nesse bandido do Bolsonaro não. Todo mundo lá é Lula. Nós temos orgulho pra caramba desse povo lá. Ninguém, ninguém votou. Manda eles passarem de casa em casa procurando se alguém no Capão das Gamelas [votou em Bolsonaro]…se tiver terceiro, quarto, quinto, sexto, sétimo turno, não vai ter um voto para Bolsonaro, porque o povo lá tem consciência de classe”.

O inconformismo dos Bolsonaristas é tão grande, que eles questionam apenas os resultados onde Bolsonaro não teve nenhum voto, mas o contrário, onde Lula é que não teve nenhum voto, não há questionamentos. Como é o caso da seção 15, na cidade de Charrua, no Rio Grande do Sul, onde Bolsonaro ganhou sozinho os 79 votos válidos.

Porém, a seção do Capão das Camelas não foi a única a dar 100% de votos à Lula. Também, na cidade de Charrua (RS), Lula ganhou sozinho na seção 126, com 302 votos. Também foi o único votado em uma seção de Ilha Viçosa, no município de Chaves (PA) e nas duas urnas de Caracas, Venezuela, que foram deslocadas para Bogotá, na Colômbia, pois o Brasil não tem representação no país.

A maioria das seções com voto unânime em Lula fica em aldeias indígenas, comunidades quilombolas ou povoados. Segundo o TRE de Mato Grosso, “É comum nestes tipos de localidades, que haja convergência nos votos”.

Chapada News

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo