terça-feira ,7 fevereiro 2023
Página Inicial / Meio Ambiente / SEABRA: Rachaduras gigantes no solo, preocupa moradores de Baixão Velho, no município de Seabra

SEABRA: Rachaduras gigantes no solo, preocupa moradores de Baixão Velho, no município de Seabra

As rachaduras se aproximam de estradas e casas | FOTO: Chapada News

Uma rachadura gigante no solo do povoado de Baixão Velho, zona rural de Seabra, na Chapada Diamantina, vem preocupando a comunidade inteira. A fissura se estende por uma longa extensão do solo, em alguns pontos, pode-se perceber que a profundidade é também muito grande.

Segundo os moradores, a rachadura segue até próximo a uma estrada por onde trafega, carros, pessoas e animais. Além disso, parece que a fissura segue em direção à casa de um morador.

O problema vem sendo destaque diário no Jornal do Meio Dia, da Rádio Nova Web Seabra, desde o início da semana. Isso porque, o programa jogou as imagens no ar e geólogos e moradores de regiões onde já passaram por isso, começaram a alertar sobre o perigo e necessidade de estudo maior sobre o caso.

Um Geólogo que não quis se identificar e uma seguidora do Chapada News, acreditam que se trata de um processo de dolinamento que é proveniente da dissolução da rocha calcária e responsável pela abertura de cavernas. Seria o popularmente “Sumidouro”.

O debate gerado é se as aberturas excessivas de poços artesianos na região poderiam ser responsáveis ou não por essa erosão. Seguidores citam exemplos de Lapão, onde, “devido á excessivos poços artesianos, até tremores de terras foram sentidos no passado, deixando o subsolo da cidade como um verdadeiro queijo suíço”.

Também houve a comparação a casos na cidade de Iraquara, conhecida como cidade das grutas, quando em 2021, houve uma cratera aberta na rua principal de Esconso. Estudos na prefeitura apontaram que se tratava de uma cratera aberta a três anos e que evoluía lentamente devido a erosão causada pela água da chuva e absorção da mesma pela zona mais profunda da terra.

O concesso geral é de que há necessidade da interferência da Defesa Civil do Município e um estudo aprofundado sobre a ocorrência, pois existe uma estrada que circula carros, pessoas e animais e ainda casas pela região.

Chapada News

 

 

 

 

 

Iraquara: Morador reclama de cratera aberta em Esconso. Prefeitura responde.

Sobre Redação

Você pode Gostar de:

BOQUIRA: Jovem de 27 anos que estava desaparecido, foi encontrado sem vida, por familiares

O corpo do jovem desaparecido desde sexta-feira (03), na cidade de Boquira, foi encontrado na …