domingo ,4 dezembro 2022
Página Inicial / Economia / Seabra: Três Estudantes do IFBA ficam em 2°lugar da Mostratec

Seabra: Três Estudantes do IFBA ficam em 2°lugar da Mostratec

No último final de semana (entre os dias 25 e 27), os estudantes do Curso Técnico em Informática do campus Seabra, na Chapada Diamantina, Laura Rodrigues, Raiane Brandão e Styves Miranda, orientados pela professora Rafaelle Souza (campus Salvador), participaram da 37° Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), em Novo Hamburgo (RS), com a apresentação do protótipo “Dispositivo de Detecção de Incêndio”.

A equipe foi classificada em 2º lugar na categoria de Ciências Planetária, Terrestres, Matemática e Física, e ainda ganhou uma credencial para participação do Ciência Jovem em Recife (PE). Os alunos relatam que “Os sentimentos foram vários: alegria, ansiedade, medo, cumplicidade, sensação de que poderíamos ter feito mais e ao mesmo tempo de dever cumprido. Uma avalanche de emoções. Um trabalho de formiguinha que foi coroado como sonhamos: nós quatro no Rio Grande do Sul, na Mostratec 2022”. Sem a expectativa de premiação, além da mais especial, está aqui e a experiência que levaremos para a vida!

O objetivo dos estudantes, foi a construção de um dispositivo que detecta o aumento crescente da concentração de monóxido de carbono no ar em áreas de preservação ambiental, elemento químico esse presente na fumaça oriunda de incêndios. Além disso, o dispositivo era responsável por notificar o órgão responsável pela fiscalização, a fim de agilizar as medidas de combate a incêndios.

Nem tudo são flores:

Os estudantes não tinham como custear a viagem. Eles relatavam que “não há financiamento, e o auxílio do IFBA não é suficiente para custear a realização desse sonho. Assim, precisaram da ajuda de muitos e conquistaram o dinheiro necessário para custear a viagem através de uma vaquinha virtual.

Os estudantes desde 2020, tiveram várias participações em feiras de ciência pelo país. Algumas consagradas como a Febrace e Mostratec. Os projetos envolvem aplicativos, linguagem de programação e temáticas atuais.

O que é a Mostratec:

A Mostratec é uma feira de ciência e tecnologia realizada anualmente pela Fundação Liberato na cidade de Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, Brasil. No evento, são apresentados projetos de pesquisa em diversas áreas do conhecimento humano realizados por jovens cientistas da Educação Infantil ao Ensino Médio, incluindo a Educação Profissional Técnica de Nível Médio.

Além da exposição de projetos, a Mostratec conta com eventos integrados como SIET- Seminário Internacional de Educação Tecnológica,  Robótica Educacional e atividades esportivas e culturais.

A cada ano, vem aumentando o número de visitantes e participantes, dentre eles empresários, autoridades nacionais e internacionais, profissionais de diversas áreas, educadores, estudantes, imprensa e comunidade em geral, tornando a Mostratec um dos principais eventos educacionais do país.

Chapada News.

Sobre Redação

Você pode Gostar de:

CHAPADA: Coletânea da Antologia Poética Chapada Diamantina terá lançamento neste sábado, 3, pelo Youtube; é o nono volume da Coleção Bardos Baianos

Nesse sábado (3) de dezembro, às 19h, a Cogito Editora lança, em seu Canal do …