CN

Pesquisar

SEABRA: ‘Virose” assola a cidade de Seabra e lota a Unidade de Pronto Atendimento (UPA)

A cidade de Seabra, localizada na Chapada Diamantina, está passando por um surto de “viroses” com sintomas gripais e mal estar estomacais, ocasionando uma enorme busca pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade. De uma média de 70 a 80 atendimentos por dia em período normal, hoje, a UPA de Seabra, está com 200 atendimentos por dia, sendo quase todos relacionados à “virose”.

Essas buscas já vinham acontecendo antes mesmo das festas de Natal, e diante da possibilidade das aglomerações das festas de final de ano, a Prefeitura se antecipou e dobrou o quadro de funcionários da unidade, (dobrou número de médicos, enfermeiros e auxiliares de enfermagem), já prevendo uma busca maior pela UPA, mesmo assim, a espera é longa, devido à grande busca.

Publicidade

Segundo o Coordenador da Unidade de Atendimento, Marcos Melquidezeque, em entrevista nesta terça-feira (04) ao Jornal do Meio-Dia, da Radio nova Web FM, os sintomas mais frequentes são: dor de garganta, febre, diarreia, dor de barriga, tosse, fraqueza no corpo e coriza. São quadros virais que se desconhece como estão sendo acometidos. É preciso considerar a virada do clima, as enchentes que aconteceram com as fortes chuvas, aglomerações com as festas de finais de ano, época de maior incidência de dengue, e claro, a covid-19.

Com essa diversidade de sintomas é preciso se cuidar, alimentar-se bem, se hidratar, evitar excessos de bebidas alcóolicas, fazer higiene das mãos, usar máscaras, ficar em isolamento e manter o distanciamento social. Ou seja, seguir todos os protocolos indicados para a Covid-19. Mesmo não sendo covid, é um vírus, é contagioso. Todo cuidado é pouco, 2022 inicia-se com muitas lacunas e dúvidas, é momento de evitar aglomerações. Veja o video com entrevista do Dir. da UPA/Seabra, Marcos Melquisedeque.

https://youtu.be/vEydfUNm3Ec

Chapada News

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo