CN

Pesquisar

Secretaria municipal confirma febre amarela em seis macacos encontrados em Salvador

Foto: Pedro Moraes / GOVBA

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) confirmou nesta segunda-feira (3) seis casos de febre amarela em macacos encontrados em Salvador. Os casos positivos foram identificados em Ilha Amarela, São Tomé de Paripe, Vila Laura e Itaigara (03).

Desde o início de março, 41 macacos foram capturados na capital, mortos ou aparentemente doentes, para realização de exames laboratoriais de detecção da febre amarela. Três tiveram diagnóstico descartado para a doença, enquanto outros 32 aguardam resultados dos exames. Após a identificação dos macacos com suspeita do agravo, equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) são destacadas de imediato para os locais onde os animais foram encontrados para realização do bloqueio espacial com borrifação de inseticida com o intuito de eliminar possíveis mosquitos infectados.”A estratégia visa reduzir as chances de vetores infectados circular, acabando assim com a cadeia cíclica da doença”, explica a doutora Isabel Guimarães, coordenadora de Vigilância à Saúde.

Os animais vivos são encaminhados para Centro de Triagem de Animais Silvestres do Ibama (CETAS), onde ficam em observação até o resultado dos exames. As amostras são enviadas para o Laboratório da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, onde são feitas as análises.(Bahia Notícias)

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo