CN

Pesquisar

Sema participa do Comitê Técnico Estadual do Projeto Rural Sustentável em Valença

Foto: Reprodução / Sema

A Secretaria do Meio Ambiente (Sema) participou, na última terça (26), da II Reunião Ordinária de 2017 do Comitê Técnico Estadual do Projeto Rural Sustentável, no Auditório do Instituto Federal Baiano (IFBaiano) do município de Valença, no território do Baixo Sul. O encontro contou com a apresentação dos resultados alcançados do projeto até o momento, divulgação do edital de chamada de unidades multiplicadoras, cronograma dos dias de campo e informações de como participar do projeto para submissão de propostas técnicas.

Participaram da agenda, o representante da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (SEAGRI), o representante da Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento da Bahia (SFA), a Coordenadora de Biomas do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), técnicos do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS), técnicos da Organização de Conservação da Terra (OCT), entre outros, secretários municipais e lideranças da região.

Representando a Secretaria, o diretor de Políticas de Biodiversidade e Florestas da SEMA, Murilo Figueredo, falou sobre as ações adotadas pelo estado para a universalização do Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (Cefir) para a agricultura familiar, projetos estratégicos de revitalização de bacias hidrográficas, a implantação do Programa de Regularização Ambiental (PRA) e o fortalecimento de redes regionais de sementes e mudas florestais.

“Esse projeto proporcionará o incentivo aos agricultores na implantação de práticas agropecuárias menos impactantes ao meio ambiente, como exemplo as tecnologias de sistema de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF), recuperação de áreas degradadas (RAD) e sistemas agroflorestais (SAF)”, explicou Figueredo.

O Projeto Rural Sustentável tem como executor e gestor financeiro o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e tem o objetivo de melhorar a gestão da terra e das florestas por agricultores nos biomas Amazônia e Mata Atlântica para o desenvolvimento rural sustentável, redução da pobreza, conservação da biodiversidade e proteção do clima; e promover a implantação de um projeto de grande escala que possa, contribuir para o desenvolvimento do Plano de Agricultura de Baixo Carbono – Plano ABC através do fomento de implantação de tecnologias em propriedades rurais.

Na Bahia, o projeto compreende os municípios de Ibirapitanga, Igrapiúna, Ituberá, Nilo Peçanha, Piraí do Norte, Camamú, Maraú, Valença, Presidente Trancredo Neves e Taperoá. Para participar e conhecer mais sobre o projeto acesse o site do Rural Sustentavel.

Chapada News com informações do SEMA

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo