quarta-feira ,5 outubro 2022
Página Inicial / Chuvas / Simulação de rompimento de barragens da Yamana Gold tem balanço positivo em Jacobina

Simulação de rompimento de barragens da Yamana Gold tem balanço positivo em Jacobina

Simulado de barragens da Yamana Gold tem balanço positivo

O exercício movimentou Jacobina na última sexta-feira (9), mobilizando 1.449 moradores e mais de 200 colaboradores, entre voluntários e representantes das instituições envolvidas. Até mesmo a chuva entrou em cena nas primeiras horas do dia, para deixar a simulação ainda mais próxima de uma situação de risco real.

Quando soaram as 10 sirenes de emergência, moradores de ZAS (Zona de Autossalvamento) se dirigiram aos 23 pontos de encontro distribuídos pela cidade, onde foram acolhidos pela equipe. “Esse trabalho já vinha sendo planejado por mais de um ano e foi um sucesso. É claro que não queremos que um acidente aconteça, mas temos que estar preparados porque o objetivo é sempre salvar vidas”, afirma o gerente-geral Edvaldo Amaral.

As pessoas responderam um breve questionário, que servirá para identificar oportunidades de melhoria. “O simulado foi um grande marco para a Yamana e para Jacobina. Agora é o momento de avaliar resultados e verificar as lições aprendidas”, afirma Antônio Marcos, gerente de Mina e Barragem.

“Já deixamos claro para a sociedade que nossa barragem é segura e nosso sistema de prevenção é eficiente. Mas não vamos medir esforços para continuar nos aprimorando e tornar o município uma referência em cultura de prevenção”, reforça Leonardo Hellstrom, coordenador do PAEBM (Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração).

Durante o simulado, nove vias da cidade foram bloqueadas ou ficaram com velocidade reduzida, a medida foi tomada obedecendo uma orientação das autoridades do município, com o intuito de resguardar as pessoas que estavam se deslocando a pé para os pontos de encontro e como treinamento das equipes de segurança pública para atuação em uma situação real de emergência.

O exercício contou com apoio do Corpo de Bombeiros, SMTT, Guarda Municipal, Tiro de Guerra 06-008, Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Civil, Polícia Militar e órgãos de Defesa Civil de Jacobina e do estado.

Este foi o segundo exercício de simulação promovido pela JMC Yamana Gold – o primeiro foi realizado em 2019 e houve uma pausa nos dois anos seguintes por conta das restrições impostas pela pandemia.

CN com informações de assessoria.

Sobre Redação

Você pode Gostar de:

Erros grosseiros de pesquisas eleitorais detonam credibilidade de institutos  

  As diferenças abissais entre os resultados reais da eleição deste ano e aqueles projetados …