quinta-feira ,17 junho 2021
Página Inicial / Saúde / Sítio Novo: REINALDO, PRESENTE!

Sítio Novo: REINALDO, PRESENTE!

Reinado é parte do time responsável pelo resultado de 100% de cobertura de atenção básica na saúde na comunidade quilombola de Sítio Novo, interior de Jussara, semiárido baiano.

A casa simples com paredes alaranjadas e portas verdes localizada na comunidade quilombola de Sítio Novo era o lugar de morada de Reinaldo Barbosa, 43, servidor municipal que atuou desde o ano de 1999 como Agente Comunitário de Saúde.

Por meio do trabalho que Reinaldo exerceu, as famílias se sua comunidade passaram a ser atendidas em suas casas, vinculadas a uma Unidade Básica de Saúde (UBS).

O levantamento das informações comunitárias geradas por agentes como ele – que atuam em prol da saúde da família no interior de todo o Brasil, chega até os médicos e demais profissionais.

Em agosto de 2020, entrevistamos Reinaldo para uma reportagem jornalística. Na oportunidade, registramos o conteúdo em vídeo – no último dia 12 de abril, recebemos a triste notícia do seu falecimento em decorrência da COVID-19 e então resolvemos fazer esta homenagem.

Em 2018 o Agente de Saúde havia superado o vício do alcoolismo, dando seguimento a um legado histórico que alcançou a margem de 100% de cobertura de atenção básica em sua região.

“Quem não tem vício, acha que é fácil largar, mas não é”. Contou Reinaldo durante – talvez – a única entrevista que realizou durante mais de vinte ano de trabalho em prol da saúde diversas famílias.

Reinaldo passou pela cura de diversos vícios – álcool, jogos de cartas, venceu o tratamento de uma agressiva trombose, redescobriu a paixão pela profissão de Agente de Saúde, mas, infelizmente, não resistiu ao coronavírus, mesmo com a cura já sendo uma realidade em diversos países do mundo.

Reinaldo, Presente!

Produção 100% autoral.

Produção: EQV Filmes
Direção Geral: @iaquino_
Montagem: @pondeofc_
Trilha: Tocaia Estúdio

Sobre Redação

Você pode Gostar de:

Chapada: Bonito e Filadélfia já estão vacinando pessoas com mais de 25 anos sem comorbidades contra a Covid-19.

Você já sonhou em morar na Filadélfia? Lá, as pessoas sem comorbidades, com 25 anos …