CN

Pesquisar

SOUTO SOARES: Município comemora 60 anos nesta terça-feira, 5, com vários motivos para celebrar; gestão oferece programação especial; confira

Praça do Comércio – Souto Soares

O município de Souto Soares, na Chapada Diamantina, completa, nesta terça-feira (05), 60 anos de emancipação política. Administrada por André Sampaio (PT), o município tem muitos motivos para comemorar. O município é número 1 em gestão de saúde em toda região da Chapada Diamantina. Inaugurou escolas e retomou as aulas presenciais com novos projetos para as crianças.

Além disso, na área de saneamento, comunidades tiveram acesso a 6km de pavimentação asfáltica e à extensão de água doce. Na cultura, a gestão inaugurou a Casa de Arte e Cultura de Souto Soares, sendo um ponto de encontro e fomento da cultura popular do município.

Para celebrar todas as conquistas atuais e os 60 anos, a gestão publicou uma programação especial. No próximo domingo (10), acontecerá a 14ª edição da Cavalgada de Souto Soares, que começará a partir das 9h e estenderá por todo o dia, com apresentações de Romeu Kabaré, Love Vip e Dioguinho. A partir das 16h será inaugurado a pavimentação asfáltica da Av. José P. Sampaio.

Igreja Matriz São Joao -Souto Soares

História de Souto Soares

O povoamento do território que hoje é Souto Soares, iniciou por garimpeiros, em meados do século XVII, que estavam à procura de ouro e pedras preciosas. As exigências da coroa portuguesa, vinculadas à mineração, desiludiram muitos mineradores, que passaram a se dedicar à agropecuária. Assim surgiram várias fazendas que posteriormente se transformaram em povoados.
Dentre os povoados formados, encontrava-se Licuri, elevado à condição de vila em 1953. Em 1962, tornou-se o município com o novo nome Souto Soares, em homenagem ao médico João Souto Soares.

O Distrito de Licuri foi criado em 1953, com terras desmembradas do distrito de Iraquara, subordinado ao município de Seabra. Em 05 de dezembro de 1962, uma Lei Estadual elevou o Distrito de Licuri à categoria de município com a denominação de Souto Soares, desmembrado de Seabra. Em divisão territorial datada de e 2005, o município é constituído de 3 distritos: Souto Soares, Cisterna e Segredo. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2015. Parabéns Souto Soares.

Prefeitura Municipal – Souto Soares

Chapada News

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo