CN

Pesquisar

SSP elabora termo de referência sobre contratação de câmeras para fardas de PMs

Com o desejo de adotar o uso de câmeras corporais nas fardas dos militares, a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) elaborou um Termo de Referência para essa possível utilização. Além dos PMs, policiais civis e bombeiros usarão o equipamento caso ele seja aprovado futuramente. Segundo a secretaria, a tecnologia já foi testada pela pasta em eventos de grande porte, em 2018 e 2020, e poderá dar suporte em operações, investigações e ações de salvamento e resgate.

O Grupo de Trabalho formado por integrantes das forças de segurança voltará a se reunir na próxima sexta-feira (28), para analisar os dados. Com isso, o objetivo é resguardar e tornar transparente as ações dos integrantes da segurança pública no dia a dia com a sociedade.

De acordo com a pasta, essa elaboração do termo vai permitir que analisem as especificações da tecnologia para dar início a uma consulta de mercado, proposta de valores e fase de licitação para o projeto piloto que poderá ser expandido para toda a Bahia. “Já visitamos a tecnologia usada em outros estados. Estamos levantando os valores de referência para dar seguimento ao processo”, contou o titular da Superintendência de Gestão Tecnológica (SGTO) da pasta, coronel Marcos Oliveira.

Ele afirma que a tecnologia poderá ser utilizada em iniciativas e ações ostensivas de repressão à criminalidade, investigações da Polícia Civil, resgates e combate a incêndios. “São três usos diferentes para essas câmeras. Além de ser meio de prova da atividade policial, a tecnologia poderá dar suporte em tempo real. Imagine o bombeiro entrando em uma ocorrência podendo gravar e ser orientado por uma equipe externa”, exemplificou.

Em abril, o Bahia Notícias já havia publicado que a SSP-BA deseja instalar câmeras nos uniformes dos policiais. Na ocasião, a pasta publicou uma portaria, a fim de iniciar os estudos para elaborar análises e propostas dedicadas à implantação.

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo