CN

Pesquisar

STJ: devedor de pensão não pode ser preso duas vezes por não pagar a mesma dívida

Foto: Reprodução

No caso, homem foi preso por 30 dias e depois teve nova prisão determinada

 Os ministros da Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), por unanimidade de votos, concederam ordem de habeas corpus a um devedor de alimentos para afastar prisão relativa a dívida pela qual já havia ficado no cárcere. O caso envolveu ação de cumprimento de sentença relativa a alimentos não pagos pelo acusado à ex-mulher.

O homem chegou a ser preso por 30 dias porque não conseguiu pagar a pensão em parcela única. Ele foi solto após o cumprimento da pena restritiva de liberdade. A ex-mulher, então, reiterou o pedido de prisão pela mesma dívida, que foi deferido pelo juízo da execução e confirmado pelo Tribunal de Justiça, determinando, ao final, a medida restritiva de liberdade por mais 30 dias.

No STJ, o ministro Villas Bôas Cueva, relator, entendeu pela concessão da ordem, informou o site da Corte. Villas-Bôas Cueva reconheceu a possibilidade de se prorrogar o pedido de prisão em curso como meio eficaz de coação para a quitação do débito, desde que observado o limite temporal. “Todavia, como o ex-marido já havia cumprido o período prisional fixado, a segunda prisão corresponderia a uma sobreposição de pena, um verdadeiro bis in idem.”

De acordo com o ministro, “tendo o paciente cumprido integralmente a pena fixada pelo juízo da execução, não há falar em renovação pelo mesmo fato, não se aplicando a Súmula 309 do STJ, que apenas autoriza a prisão civil do alimentante relativa às três prestações anteriores ao ajuizamento da execução, bem como àquelas que vencerem no curso do processo”. (Correio 24 horas)

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo