CN

Pesquisar

UE se reúne com UPB para implementar Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia

O Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia é a maior coalização de gestores e líderes locais do mundo comprometidos com a ação climática Foto: Divulgação / UPB

Membros da União Europeia (UE) e da União dos Municípios da Bahia (UPB) se encontraram nesta terça-feira (19) para dialogar sobre o Pacto Global de Prefeitos para o Clima e Energia. De acordo com a UPB, o objetivo foi sensibilizar os prefeitos e influenciar o aprimoramento de políticas públicas por meio da cooperação internacional bilateral entre os municípios baianos e europeus. O embaixador da EU no Brasil, João Gomes Cravinho, afirmou que a ideia é aprofundar os compromissos do pacto, já que não é possível governar as cidades sem levar em consideração os impactos globais.

“Embora o acordo de Paris seja assinado por representantes de governos do mundo, a implementação é feita por prefeitos e pelo setor privado”, disse. Inicialmente 40 acordos serão firmados e a previsão é de injetar na América Latina EU$ 80 milhões na cooperação com objetivo de fomentar a ação local pelo clima e energia renovável, incentivando programas de baixa emissão de carbono para nações em desenvolvimento.  Para o prefeito de Bom Jesus da Lapa e presidente da UPB, Eures Ribeiro, a iniciativa engrandece e fortalece os municípios baianos. “O conhecimento da comunidade europeia, que está muito mais avançada na forma de pensar e de viver e pode colaborar conosco”, ressaltou.

Durante o evento, ele apresentou o projeto “Semiárido Com Vida”, que estuda técnicas de plantio e manejo de animais para sobrevivência à seca. “Vamos passar para que vocês possam estudar uma proposta de parceria com essa experiência de convivência com o semiárido”, disse. Os prefeitos, presidentes de consórcios públicos e associações municipalistas, presentes no encontro aprovaram a iniciativa. O Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia é a maior coalização de gestores e líderes locais do mundo comprometidos com a ação climática. O acordo busca preencher lacunas, construir conexões e aumentar a oferta de financiamento para ações locais de sustentabilidade.(Bahia Notícias)

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo