CN

Pesquisar

Utinga: Prefeito tenta não se impressionar com descoberta de gás e manda recado sobre rio

Foto: Reprodução / Jornal da Chapada

Era para achar água, mas apareceu gás. Desde o dia 8 de maio, é o que se conta em Utinga, na Chapada Diamantina. Eles esperam pela confirmação da descoberta que pode mudar a economia local, afetada pelas sucessivas estiagens: a existência de um campo de gás natural. A primeira chama faiscou durante uma perfuração de poço. Um trabalhador precisou fazer uma solda em uma peça e ao ligar o maçarico, o “poço incendiou”, conta ao Bahia Notícias o prefeito da cidade, Joyuson Vieira Santos (PSL). Segundo ele, uma equipe da Agência Nacional de Petróleo (ANP) deve visitar os locais para constatar a presença do combustível.

Enquanto eles não aparecem, um técnico ligado à ANP e os proprietários das terras não arredam o pé dos poços, fiscalizando e monitorando os espaços. “Eles estão monitorando, usando imagens. Pelo que fiquei sabendo nesta quarta-feira [17], o fogo tá no mesmo nível do estágio inicial. O técnico também ficou de agendar uma visita in loco [no próprio local] com o pessoal da ANP”, relata. Os dois poços ficam na região do povoado do Cambuí, e ficam separados por uma distância de dois quilômetros.

O prefeito aguarda com expectativa a confirmação do achado. “Para uma cidade que convive com a estiagem e o desemprego isso representa não só royalties, mas desenvolvimento regional”, avaliou. Mesmo assim, Joyuson tenta não se impressionar com o fato e critica o governo do estado em relação ao estado do rio Utinga, principal fonte de água do município.

“A gente quer aproveitar esse fato e dizer que cobra mais presença na preservação do Rio Utinga, que é afluente do Paraguaçu, que tanto serve no abastecimento da Bahia. Na busca de água, a gente acabou achando esse poço, que ainda não podemos identificar a viabilidade. A gente só não pode se empolgar com isso e deixar que essa cortina de fumaça, ou de gás, obscureça nossa necessidade real, que são os recursos hídricos”, discursou. Utinga têm decretos de emergência por estiagem já reconhecidos pelo Estado e pela União.

A ANP ainda informou que está “acompanhando o caso e mantém contato com as autoridades locais”. No entanto, o órgão federal disse que a área “sequer encontra-se em uma bacia sedimentar” e não foi “licitada pela ANP”.  A associação de petróleo afirma que para ocorrer “exploração e produção de petróleo e gás natural no Brasil em uma determinada área, ela tem que ter sido incluída em uma das rodadas de licitações da ANP”. (Bahia Noticias)

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo