quinta-feira ,29 outubro 2020
Página Inicial / Economia / Tenha fé: Festejos de Nossa Senhora da Conceição do Campestre

Tenha fé: Festejos de Nossa Senhora da Conceição do Campestre

Tradicionalmente o município de Seabra tem de mais expressivo os Festejos de Nossa Senhora da Conceição do Campestre em 08 de dezembro, que ficou esquecido por décadas, devido a interesses políticos que mudou a sede de lá para Seabra, em paralelo propiciou o desenvolvimento Social econômico e Comercial.

No lugar de uma capela construída por indígenas durante a colonização a partir de 1712, foi erguida a imponente Igreja de Nossa Senhora da Conceição do Campestre em 1847, se consolidando como o primeiro templo católico municipal. A igreja estilo Neoclássico com proporções de um forte no centro da povoação, roubou a cena do centenário arraial. O templo e casarios são tutelados pelo Estado da Bahia e encontram-se em processo de tombamento provisório.

“Sua arquitetura apresenta nave única e capela mor recoberto por telhado em duas águas e duas sacristias com coberturas em meias águas. Todos os telhados terminam sobre cornijas. Sua fachada Principal é flanqueadas por cunhas e vazadas por três portas com folhas almofadadas, superpostas por igual número e janelas, ao nível do coro. Todos os vãos são encimados por arcos abatidos. Um frontão escalonado recente, ladeado por dois pequenos coruchéus, coroa e fachada. O interior é simples e despojado, apenas a capela mor possui forro em forma de abóbada. O piso é em lajota de barro. Na parte central da nave existem passadeiras em pedra. Dentre as imagens destacam-se a Virgem da Conceição, do Rosário e Senhor Morto”. Fonte: IPAC.

Vide histórico completo e imagens dos festejos em: https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=1536297976511467&id=100003938381888

Sobre Redação

Você pode Gostar de:

Eleições 2020: Rochinha renuncia candidatura a Prefeito de Seabra e indica Carla (esposa), para substituí-lo.

Os candidatos a prefeito e vice-prefeito da Coligação “É O POVO DE NOVO”, da cidade …