sexta-feira ,1 março 2024
[adsanity_group align='alignnone' num_ads=1 num_columns=1 group_ids=309]
Página Inicial / Bahia / Vale do Capão: Projeto “Trilha de Cogumelos” coleta 83 especíes.

Vale do Capão: Projeto “Trilha de Cogumelos” coleta 83 especíes.

Entre 15 e 20 de abril de 2023 foi realizada uma expedição para coletas no Parque Nacional da Chapada Diamantina, mais especificamente em Caeté-Açú (mais conhecido como Vale do Capão), distrito da cidade de Palmeiras. Durante a expedição foram coletados 83 espécimes de macrofungos.

Há aproximadamente 148.000 espécies de micro e macrofungos foram descritas pela ciência, mas a diversidade global está longe de ser totalmente conhecida. Estima-se a existência de cerca de 22.000 espécies de cogumelos (macrofungos).

Eles são seres fundamentais dos ecossistemas e têm recebido menos atenção do que a Flora e a Fauna, embora onipresentes e de natureza altamente diversificada, formando seu próprio conjunto de organismos: a Funga.

Sobre a metodologia, a equipe explica também que “as coletas ocorreram muito próximas das trilhas, e foram priorizadas as coletas de macrofungos que possam ser mais atrativas aos turistas, focando em variedade de espécies, com tamanho considerável e com apelo visual, gastronômico ou medicinal”.

As micotrilhas são roteiros micológicos guiados que proporcionam aos turistas a observação e reconhecimento da biodiversidade e da importância da Funga para a sustentabilidade dos ecossistemas.

Para transformar o contexto atual é possível estabelecer parcerias com pesquisadores e instituições de referência para concepção e implantação das Micotrilhas. Uma delas foi realizada em novembro desse ano junto com a Associação de Condutores(as) do Vale do Capão (ACVC) para capacitar guias nessa “trilha dos cogumelos”.

Espera-se que os roteiros micológicos guiados permitam que os turistas conheçam a biodiversidade de macrofungos dos parques e entendam a importância da Funga para a sustentabilidade dos ecossistemas trazendo benefícios à população, com oportunidade de geração de renda, promovendo lazer e saúde.

Com informações do Guia da Chapada Diamantina.

Sobre Redação

Você pode Gostar de:

Defesa Civil do Estado informa dados sobre população afetada pelas chuvas na Bahia

Com base em informações recebidas das prefeituras, a Superintendência de Proteção e Defesa Civil da …

[wp_bannerize group="Banner Rodapé" random="1" limit="1"]