CN

Pesquisar

Vídeo: Após explosão na unidade de Irecê, Banco do Brasil orienta população a procurar agências da região

Destruição após assalto/Foto: Lider Notícias

Alvo dos bandidos era o cofre do banco, que não foi levado

 Após a tentativa de roubo e explosão da agência do Banco do Brasil (BB) de Irecê, que terminou em uma troca de tiros entre bandidos e policiais, a assessoria de imprensa da instituição divulgou nota orientando os clientes a se dirigir às unidades bancárias mais próximas da região.

“Devido aos danos causados à infraestrutura da agência Irecê, o Banco do Brasil orienta que os clientes se dirijam às agências mais próximas da região. Esclarecemos ainda que o Banco do Brasil dispõe de um Banco Postal e outros correspondentes bancários naquele município, que estão funcionando regularmente e prestando atendimento à população”, diz o comunicado.

A nota reforça ainda que o BB disponibiliza canais alternativos de atendimento como central telefônica, mobile banking(celular) e internet. O banco não informou qual foi a dimensão dos prejuízos causados pela explosão e por quanto tempo a agência deve permanecer fechada. Segundo o Sindicato dos Bancários, esse foi o 19º ataque à banco ocorrido na Bahia em 2017.

Madrugada de terror
De acordo com a Polícia Militar, era por volta de meia noite quando o grupo com cerca de dez homens fez um vigilante de refém e explodiu dinamites, na tentativa de levar o cofre da agência.

Em contato com o Jornal, o comandante da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe/Semiárido), major Maltez, informou que a ação, que ocasionou um tiroteio com a polícia, durou cerca de 20 minutos e foi frustrada pela PM.

“Os policiais da Cipe repeliram a tentativa e nada foi subtraído da agência. Estou em contato com o gerente, que me garantiu isso. Na fuga, um dos bandidos foi baleado e levado pelos comparsas, na mala da caminhonete. Cerca de um quarteirão foi afetado pelos artefatos”, contou o major, afirmando que pelo menos três estabelecimentos comerciais e uma residência ficaram parcialmente destruídos. Durante a ação, os criminosos ficaram distribuídos em frente à Delegacia e o 7º Batalhão, efetuando disparos, segundo o comandante.

O engenheiro mecânico Gutemberg dos Anjos estava na casa da namorada, que fica a 300 metros da agência, quando tudo aconteceu. “É dificil até explicar. Ouvimos uma primeira explosão muito grande e depois foram muitos tiros. Fomos até um dos quartos da casa que não tem janelas e ficamos lá deitados até os tiros cessarem, quase uma hora depois. Não fui nem perto da janela”, conta. Segundo ele, os bandidos fecharam todas as vias de acesso ao banco.

A uma distância de 3 km da agência, o barulho dos tiros acordou o comerciante Sérgio Carvalho. “Acordei por volta da meia noite por conta dos disparos. Teve tiro na cidade toda, eles [os bandidos] estavam espalhados em vários pontos da cidade atirando”, disse.

Em entrevista a rádio Líder FM, o delegado Roberto Leal, coordenador da Polícia Civil na região de Irecê, disse que incialmente os trabalhos da perícia são para avaliar os danos causados tanto na agência quanto nos imóveis do entorno. “Vamos analisar as imagens de câmeras nas imediações do banco e nos demais lugares que houve confronto com delinquentes e também onde foram efetuados outros disparos de armas de fogo. Contamos com o apoio da população para que reporte à polícia qualquer fato estranho, veículos abandonados ou pessoas estranhas na região de Irecê”, pontuou.

Novo cangaço
Ainda segundo o delegado, o tipo de operação como aconteceu em Irecê está sendo rotulado como “novo cangaço”. “Já aconteceu também em Jacobina e Seabra. Os bandidos invadem a cidade, cercam a delegacia de polícia ou batalhão e a instituição financeira é o alvo da ação. Em Irecê, cerca de 30 elementos participaram da ocorrência utilizando armas de grosso calibre, de guerra. Estamos recebendo reforços da Polícia Militar e do Graco [Departamento de Repressão ao Crime Organizado] e vamos dar uma resposta imediata a essa fato”, completou.(Correio 24 Horas)

Assista vídeo de como ficou a destruição na cidade

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo