CN

Pesquisar

Vírus da varíola sobrevive em superfícies por ao menos 30 dias

Mesmo após limpeza, o vírus da varíola dos macacos ainda foi encontrado em diversos itens em uma casa nos Estados Unidos com duas pessoas infectadas. Pesquisadores ainda estudam se uma pessoa pode ser infectada ao tocar nesses objetos.

No imóvel moram ainda outras pessoas não indfectadas. Os dados são de um relatório publicado pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos.

Os pacientes foram identificados como A e B. O tempo desde o início dos sintomas até a resolução foi de aproximadamente 30 dias para o paciente A e aproximadamente 22 dias para o paciente B.

O vírus foi encontrado em 21 itens porosos, como roupas e móveis, e não porosos, como interruptores e maçanetas. nenhuma superfície continha vírus ativo.

“O DNA do vírus da varíola foi detectado em muitos objetos e superfícies amostradas, indicando que algum nível de contaminação ocorreu no ambiente doméstico”, disse o CDC, em comunicado.

“Suas práticas de limpeza e desinfecção durante esse período podem ter limitado o nível de contaminação dentro da casa”, afirmam os pesquisadores.

Eles orientam ainda cautela às pessoas que vivem com infectados em casa ou que pretendem visitar infectados com o vírus.

“As pessoas que vivem ou visitam a casa de alguém com varicela devem seguir as precauções apropriadas contra a exposição indireta e transmissão usando uma máscara bem ajustada, evitando tocar em superfícies possivelmente contaminadas, mantendo a higiene adequada das mãos, evitando compartilhar talheres, roupas, roupas de cama ou toalhas e seguindo as recomendações de desinfecção doméstica”

CN com informações do A Tarde.

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo