domingo ,5 fevereiro 2023
Página Inicial / Mulher / CHAPADA: Enfermeira e naturopata Maria Helena Santana explica a Naturopatia e seu trabalho na Chapada Diamantina

CHAPADA: Enfermeira e naturopata Maria Helena Santana explica a Naturopatia e seu trabalho na Chapada Diamantina

Enfermeira naturopata Maria Helena Santana | FOTO: Reprodução/Chapada News

A Enfermeira e Naturopata Maria Helena de Oliveira Santana explica que a naturopatia é uma forma de tratamento baseado no entendimento de que o ser humano é um todo em seus aspectos físicos, mentais, espirituais e energéticos e sua saúde transparece através de uma energia vital equilibrada. Se essa energia vital está diminuída, surge então, as sintomatologias, classificadas como doenças. A Naturopatia busca, através de procedimentos e alimentação, que o corpo se reequilibre e que com sua própria inteligência e sabedoria possa se curar.

Em entrevista ao Jornal do Meio-Dia, da Rádio Nova Web Seabra, nesta sexta-feira (13), Maria Helena conta que nasceu em Ipiaú no sul da Bahia, porém, residente a aproximadamente dois anos no Vale do Capão, em Palmeiras, na Chapada Diamantina. Em novembro ficou mais conhecida ao aparecer numa reportagem do Globo Repórter, “O Poder das Águas” onde ela mostrou a naturopatia.

Helena atende moradores da Vila, praticando a Naturopatia pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Essa forma de entendimento e prática já está na Vila Caeté-Açu (Vale do Capão), há mais de 40 anos, quando o médico e naturopata Dr. Áureo Augusto Caribé de Azevedo (Dr. Áureo) veio morar no Vale e trouxe a naturopatia para a comunidade. Ela trabalha junto com ele, em atendimento presencial. Helena também atende todo o Brasil de forma on-line e particular.

Também é a idealizadora do Espaço de Cuidado Flor do Candombá no Vale do Capão, onde recebe pessoas que desejam se cuidar. Lá ficam hospedadas para terem dias de tranquilidade com alimentação saudável e vegana, práticas de relaxamento e contemplação, contato com a natureza e autodesenvolvimento, uma verdadeira vivência de integração e qualidade de vida. Os “hóspedes” recebem uma proposta de cuidado que inclui também passeios pelo Capão, trilhas, tratamento natural com faixa úmida, cataplasma de barro, banho de assento e outros.

A Naturopata Helena, ainda explica o tratamento feito com faixa úmida, os olhos de outo da naturopatia, é muito acessível e com boa resposta. Basea-se em umedecer uma fralda em água gelada, colocar no abdomem do paciente e cobrir com uma toalha para que se baixe a temperatura interna e puxe as toxinas do intestino para a pele.

Maria Helena também possui um canal no YouTube: Maria Helena – Saúde Integrativa e o Instagram @enfamariahelena, onde compartilha informações sobre saúde e bem estar, alimentação, naturopatia. Inclusive o passo a passo do tratamento com a faixa úmida. Veja detalhes e entrevista completa no vídeo abaixo.

Chapada News

Sobre Redação

Você pode Gostar de:

CHAPADA: Estudantes da Licenciatura em Computação do IFBA Jacobina desenvolvem games para cenários educacionais

“Compreender como os games enquanto dispositivos formativos podem contribuir na aprendizagem e no ambiente pedagógico …